Segunda-feira às 27 de Outubro de 2025 às 12:48:04
Policial

Campo Largo recebe premiações e reconhecimentos ligados à segurança pública, saúde e empreendedorismo

Campo Largo recebe premiações e reconhecimentos ligados à segurança pública, saúde e empreendedorismo

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da atuação de diferentes projetos das Secretarias Municipais de Ordem Pública, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Educação e Planejamento, Modernização e Transformação Digital, recebeu sete prêmios neste mês, em cerimônias que aconteceram em outras cidades do estado.

De modo geral, as honrarias reconheceram projetos inovadores e eficientes da administração municipal de Campo Largo, cujos resultados revelam como seu desenvolvimento e aplicação contribui, diariamente, com a melhor qualidade de vida da população, ampliando as boas práticas do município e fortalecendo a gestão fiscal e social.

 

Confira quais os são as premiações e reconhecimentos institucionais recebidos em 2025:

* Prêmio Cidade Empreendedora 2025, do Sebrae Paraná, pela 5ª vez consecutiva;

* 13º Prêmio Gestor Público Paraná - 1º lugar na categoria Tecnologia e Inovação para a Muralha Digital do CIOSP;

* 13º Prêmio Gestor Público Paraná - Certificado de reconhecimento para o Programa Leitura Mágica;

* Prêmio Infosfera de Boas Práticas - Certificação da Muralha Digital do CIOSP;

* 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes - Vencedor Estadual 2025 no Pilar Saúde e Bem-Estar (municípios acima de 100 mil habitantes);

* Projeto inovador 2025 da Rede Cidade Digital - CIOSP Campo Largo;

* Prefeito inovador do Paraná da Rede Cidade Digital - Maurício Rivabem com o Projeto Câmeras de Monitoramento no Estar Digital.

Maurício Rivabem, prefeito de Campo Largo, esteve na maioria dos eventos recebendo as honrarias em nome do município e destacou a relevância destes diferentes reconhecimentos: “Estes prêmios revelam como Campo Largo valoriza sua gente, com servidores dedicados que estão, dia após dia, trabalhando pelo bem-estar social, pela segurança e o conforto. Estamos sempre buscando aprimorar nossas políticas públicas, atendendo à legislação e incentivando a inovação como meio de alcançar mais realizações. Tanto tem funcionado que tivemos essas alegrias, são reconhecimentos de diferentes áreas dentro da nossa atuação, um reflexo do trabalho conjunto das secretarias municipais que constroem nossa gestão pública”, destaca.

 

- Prêmio Cidade Empreendedora 2025 (Sebrae Paraná):

Campo Largo recebeu nota 9 e foi reconhecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), mais uma vez, como Cidade Empreendedora 2025 durante o evento PRacelerar 2025, em Foz de Iguaçu, entre os dias 01 e 03 de outubro. Este é o quinto ano consecutivo deste reconhecimento na implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios do município. O troféu foi recebido pelo Agente de Desenvolvimento João Ricardo Fracaro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em nome do município, e é resultado do cumprimento de todos os requisitos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (nº 123/2006). Dentre os critérios desta avaliação estão crédito, governança, educação empreendedora, acesso a mercados, associativismo, simplificação e desburocratização.

 

- 13º Prêmio Gestor Público Paraná:

Na última terça-feira (21) aconteceu a 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) e, durante o evento realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, 35 iniciativas da gestão pública municipal foram premiadas. Dentre elas foram reconhecidos dois projetos de Campo Largo: a Muralha Digital do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) que recebeu o troféu de 1º lugar na categoria Tecnologia e Inovação, e o programa Leitura Mágica que recebeu um certificado de reconhecimento pela sua execução nas escolas e CMEIs.

 

O tema desta 13ª edição foi a “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”, lembrando que a acessibilidade vai além de adaptações físicas (como rampas e elevadores) e envolve também a acessibilidade digital, a inclusão no mercado de trabalho, a adaptação de transportes públicos e a implementação de políticas públicas que assegurem autonomia e participação plena na sociedade.

Criado em 2013, este Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal no Paraná. É considerado uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento.

 

- Prêmio Infosfera de Boas Práticas:

Durante o Congresso Infosfera - edição 2025, realizado no dia 21 de outubro, em Curitiba, novamente foi premiada a Muralha Digital de Campo Largo. O projeto foi apresentado por Fabiano de Arruda Bianchinho, coordenador do CIOSP, e selecionado como Boa Prática, sendo um dos premiados dentre as equipes e instituições que estão redefinindo a gestão das informações na esfera pública, através de soluções criativas e eficazes.

Para concorrer o projeto de informação pública deve estar em uso real (não apenas conceitual) e apresentar inovação em gestão informacional e evidências dos resultados. Dentre os critérios avaliados estavam relevância e originalidade, impacto e resultados mensuráveis, replicabilidade e sustentabilidade, alinhamento com princípios de transparência, governança e responsabilidade institucional.

A cerimônia de premiação aconteceu no Auditório Professor Ulysses de Campos, dentro do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, com organização do Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus), da UFPR.

 

- Vencedor Estadual 2025 no Pilar Saúde e Bem-Estar (municípios acima de 100 mil habitantes) - 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes:

Durante a 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, realizada em Curitiba, Campo Largo foi eleita a Vencedora Estadual 2025 no pilar Saúde e Bem-Estar, para municípios acima de 100 mil habitantes. A etapa estadual premiou 63 municípios paranaenses, divididos por porte populacional, e reuniu gestores municipais, lideranças e autoridades estaduais para celebrar as melhores práticas de gestão pública no Estado.

As cidades foram avaliadas a partir do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade, Sustentabilidade, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Campo Largo se destacou no  Pilar Saúde e Bem-Estar junto com Brasilândia do Sul (menor que 30 mil habitantes) e Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes). Também receberam premiações em pilares específicos as cidades de Curitiba, Piraí do Sul, Palotina, Bom Sucesso do Sul, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Flórida, Paiçandu, Maringá, Rolândia, São Carlos do Ivaí, Ivatuba, e Irati.

Os vencedores concorrerão à final nacional, que será realizada em 20 de dezembro, em Brasília, reunindo os melhores desempenhos de todo o Brasil. Entre os 399 municípios paranaenses, apenas 40 foram selecionados para a etapa final. Criado em 2021, o Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila.

 

- Projeto inovador 2025 - Rede Cidade Digital:

Este foi o terceiro prêmio do CIOSP recebido nesta semana, na manhã de hoje (24), durante o 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, em São José dos Pinhais. Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), esta certificação de Projeto Inovador 2025 elegeu atividades que incluem a tecnologia de forma estratégica na gestão pública, buscando valorizar projetos que gerem resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos. Além de estar em vigência, todos os participantes têm a tecnologia de forma estratégica, com planejamento e execução de prefeituras, e indicadores e resultados mensuráveis.

 

- Prefeitos inovadores do Paraná - Rede Cidade Digital:

Esta honraria selecionou prefeitos paranaenses para o reconhecimento de Prefeito Inovador 2025 e também foi entregue durante o 10.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, no dia 23 de outubro. Maurício Rivabem foi eleito prefeito inovador pelo Projeto Câmeras de Monitoramento no Estar Digital. A escolha deste ano reconheceu iniciativas que envolvem a digitalização de serviços públicos, a modernização administrativa, o uso estratégico de dados e práticas inovadoras na gestão municipal.