A Prefeitura de Campo Largo realizou, no último sábado (18), o Dia D Multivacinação, campanha organizada pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (vinculada à Secretaria Municipal de Saúde) que acompanhou as campanhas estadual e nacional do Ministério da Saúde, com destaque para as vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos, e contra o sarampo e a febre-amarela para pessoas com até 59 anos.
A iniciativa elevou as coberturas vacinais, pois 1.038 doses foram aplicadas ao longo do mutirão que aconteceu em todas as 14 Unidades de Saúde (USs) urbanas do município, abertas excepcionalmente das 8h30 às 16h30. O balanço da Divisão de Vigilância Epidemiológica somou todos os tipos de imunizantes disponíveis no dia e o maior destaque desta vez foram as aplicações de vacinas de dengue, poliomielite e COVID, abrangendo crianças e adultos. As crianças que atualizaram suas carteiras vacinais já receberam, na ocasião, a declaração obrigatória de regularidade vacinal que deverá ser apresentada no ato da matrícula nas escolas municipais.
“Isso significa que reduzimos o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o sarampo, por exemplo. Oferecer essa alternativa amplia o acesso das famílias e realmente faz diferença”, comenta Amanda Slompo, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.
Outubro Rosa
Além da vacinação, no último sábado a Secretaria de Saúde também realizou nas Unidades de Saúde e na Unidade da Mulher e da Criança o Dia D Coleta de Preventivo. “Terminamos o dia com a realização de 569 coletas do exame citopatológico, também conhecido como Papanicolau, a ação que mais teve procura. Felizmente tivemos uma grande adesão, o que mostra que as moradoras de Campo Largo estão atentas e se cuidando”, destaca a secretária municipal da Saúde, Luiza Marochi Almeida.
Todas as equipes das unidades participantes realizaram ainda 499 consultas de enfermagem, 217 solicitações de mamografia, 183 testes rápidos de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), 95 prescrições de medicamentos, 38 encaminhamentos para médicos especialistas, 27 colocações do dispositivo intrauterino (DIU) e 20 solicitações de ecografias. Outro destaque foram as 532 avaliações de saúde bucal realizadas, com 17 pessoas encaminhadas para tratamento nas especialidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
“Foi ótimo poder complementar as orientações em saúde para nossas mulheres, realizando encaminhamentos para especialidades, solicitação de exames complementares e, principalmente, oportunizando a realização da triagem das ISTs. São questões específicas do ser feminino que exigem assistência e cuidado contínuo, e que são olhadas com atenção nessas oportunidades”, completa Luiza, que também é médica.
Ainda dá tempo
Lembrando que, até o final de outubro, as USs rurais realizam coletas de exame citopatológico por demanda espontânea. A Secretaria de Saúde segue também com mutirão de ultrassonografias ginecológicas, colocação de DIU e realização de laqueadura para as pacientes em fila de espera. E, como parte do Outubro Rosa, as Unidades de Saúde e a Unidade da Mulher e Criança seguem realizando solicitação de mamografias em dias específicos ao longo do mês - confira a lista completa e demais ações previstas aqui.
Recomendações
Devido ao aumento nos casos de câncer de mama entre as mulheres mais jovens, desde o final de setembro o Ministério da Saúde ampliou o protocolo de solicitação de mamografia, sendo que para as mulheres entre 40 e 49 anos o exame pode ser realizado sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde. Já o exame Papanicolau é indicado para mulheres com idade entre 25 e 64 anos, a cada três anos.
Ainda dá tempo de se vacinar
Para quem não conseguiu participar da ação do último fim de semana, basta separar sua caderneta e procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. A campanha de vacinação continua até dia 31 de outubro, com mobilização em todo o país e focada em aplicar as vacinas disponíveis no SUS. Em Campo Largo as vacinas estão disponíveis em todas as salas de vacinação das 19 Unidades de Saúde urbanas e no interior, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Em três unidades - Ferraria, Dante Castagnolli e Vila Glória - o horário é estendido até 21h (confira os endereços e telefones das USs).
Cinema e reflexão
Junto com a primeira-dama de Campo Largo, Alaina Baroni Rivabem, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda, na manhã de domingo (19), uma sessão de cinema gratuita com o filme “Câncer com ascendente em virgem”, que faz parte da programação da campanha Paraná Rosa, do governo do Estado. A sessão recebeu mais de 100 pessoas em uma das salas de exibição do Cineplus que fica dentro do City Center Outlet Premium e foi mais uma oportunidade de abordar a prevenção, com um filme que mostra a descoberta de um câncer de mama e a jornada da personagem principal em busca da cura.

A Prefeitura de Campo Largo agradece a todos que compareceram nas ações e reforça que tanto as vacinas quanto a realização de exames são medidas preventivas e de autocuidado. Continue dedicando-se à sua saúde e, assim, ganhando qualidade de vida.