Sabado às 25 de Outubro de 2025 às 07:12:45
Opinião

Campo Largo no Ironman 70.3 é motivo de orgulho e oportunidades

Campo Largo no Ironman 70.3 é motivo de orgulho e oportunidades

A confirmação de Campo Largo como parte do percurso do Ironman 70.3 Curitiba-Paraná, marcado para acontecer no dia 08 de março de 2026, deve ser encarado como um marco histórico para a nossa cidade. Em meio a tantas opções de rotas ciclísticas, a escolha de bairros como Botiatuva, Itaqui, Rondinha e Cercadinho para receber um dos trechos mais desafiadores da prova não é apenas uma coincidência, mas também é o reconhecimento do potencial de Campo Largo, que une a infraestrutura da cidade e das rodovias, as paisagens e a natureza existente aqui, mas principalmente, uma relevância do nosso município hoje também dentro do cenário esportivo.

O Ironman é uma das competições de triatlo mais renomadas do mundo, que testa ao limite a resistência, força de vontade e disciplina de cada um dos seus inscritos. Desde sua origem em 1978, no Havaí, com apenas 15 atletas sonhadores desafiando a natação, o ciclismo e a maratona, até se tornar este grande fenômeno, que faz com que pessoas aguardem ansiosas pela abertura das inscrições, com séries em mais de 50 países, a marca Ironman traz em sua essência a superação de limites e o espírito de perseverança. A versão 70.3, de meia distância, mantém essa tradição, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, exigindo de cada participante foco, preparo físico e determinação.

Quando olhamos o contexto de inserção de Campo Largo nesta prova, vemos que a passagem do Ironman 70.3 vai muito além do esporte. Trata-se de uma espécie de "vitrine" nacional e internacional que projeta a cidade de várias formas, associando ela também à capital, Curitiba. A expectativa de milhares de atletas, tanto profissionais quanto amadores, que aguardavam ansiosamente a prova no Paraná, coloca nossa cidade no mapa de grandes eventos de endurance. O fluxo de visitantes deve movimentar comércio, gastronomia, turismo e serviços, gerando impactos econômicos positivos e fortalecendo a identidade de Campo Largo como um polo esportivo e turístico, influenciado inclusive pela rota ciclística nas colônias, algo que já está sendo implementado.

Além do impacto econômico, a presença do Ironman em nossa cidade inspira toda a comunidade a valorizar a prática esportiva, a saúde e a disciplina. Nos traz o sentimento de que Campo Largo será lembrada não apenas como uma cidade no trajeto, mas como um parceiro ativo na realização de uma prova que representa excelência, dedicação e paixão pelo esporte. Quem sabe, possa também abrigar mais competições futuras desta prova ou de outras, também importantes dentro do calendário esportivo. O que importa hoje é a preparação para março de 2026 mostrarmos que estamos aptos a receber eventos de grande porte, valorizando nosso potencial logístico e natural.