Sabado às 25 de Outubro de 2025 às 09:25:30
Opinião

Alça de Mira

Alça de Mira

Telecirurgia
Foi divulgado nesta semana um importante avanço para medicina brasileira com a realização da primeira telecirurgia interestadual controlada à distância, separada por mais de três mil quilômetros. O procedimento ocorreu em um porco e foi comandado por médicos e pesquisadores a partir de dois pontos distintos do país. A cirurgia experimental foi realizada em Campo Largo, mas a operação foi controlada remotamente a mais de 3 mil km de distância, de João Pessoa, na Paraíba. O diferencial deste feito é que a telecirurgia foi executada utilizando uma estrutura de internet doméstica, marcando uma inovação no uso de tecnologia para procedimentos médicos remotos no país.

Angélica
O thriller curitibano “Angélica” teve sua exibição na Cinemateca de Curitiba nesta quinta-feira (23), às 14h. Dirigido por Guilherme Greca, o curta-metragem valoriza elementos da cultura japonesa e traz à trama a mítica dos samurais. O curta foi filmado em Campo Largo, Curitiba e Colombo, com roteiro assinado por Ariane Lou Mafra e Guilherme Greca, que acompanha uma advogada criminalista envolvida numa rede de criminosos que é alvo de um assassino justiceiro. A narrativa também aborda temas como saúde mental, cultura oriental e questões morais.

Outubro Rosa
A Câmara Municipal de Campo Largo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizou o evento “Pare, Pense, Cuide-se”, em alusão ao Outubro Rosa. A ação reuniu autoridades, servidores e comunidade para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação contou com palestras inspiradoras sobre autocuidado, empoderamento feminino e direitos das pacientes oncológicas.

Caminhos do Peabiru
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza até o dia 30 de outubro uma consulta pública sobre a Rota Turística Caminhos do Peabiru. A ação permite que a população contribua com sugestões sobre o trecho no município. O projeto estadual busca reconstruir simbolicamente o antigo caminho indígena, promovendo o turismo de natureza, o cicloturismo e a valorização cultural das comunidades locais.

Pra pensar na cama 
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, James R. Sherman.