04-02-2011
Desde o último sábado (29), os guardas municipais de Campo Largo, estão utilizando pistolas calibre 380, além das pistolas Taser, que já usavam desde o ano passado.
04-02-2011
Desde o último sábado (29), os guardas municipais de Campo Largo, estão utilizando pistolas calibre 380, além das pistolas taser, que não são letais, e já haviam sido adquiridas no ano passado.
A utilização das armas de fogo foi concedida após um convênio firmado entre a prefeitura municipal com a Superintendência Regional do Departamento de Policia Federal no Paraná (DPF), e foi assinado no dia 06 de Dezembro, pelo superintendente regional da DPF, Mauricio Leite Valeixo.
Falando à reportagem da Folha de Campo Largo, o secretário municipal de Segurança, Benedito Facini, ressaltou que os guardas realizaram curso de capacitação para prática de uso de arma de fogo, que teve uma duração de 160 horas. "Além disto, eles tiveram de realizar exame psicotécnico, coordenado por profissionais credenciados pela Policia Federal. As armas serão usadas como medida preventiva e repressiva", destaca Facini. O curso prático foi realizado na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba como determina a legislação.
A cada dois anos os guardas municipais serão submetidos a teste de capacidade psicológica e caso envolvam-se em ocorrências de disparo, com ou sem vitimas, receberão acompanhamento psicológico, além da apuração do evento.