A tradicional campanha do Novembro Azul ganha uma programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, intensificada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Prefeitura de Campo Largo também aderiu ao movimento internacional dedicado à saúde masculina e de conscientização e prevenção do câncer de próstata, abordando autocuidado e enfrentamento de estigmas.
Segundo o médico Renan Gonçalves Dias, esse problema afeta uma grande parcela dos homens. “Para evitar o câncer de próstata é preciso manter alguns hábitos de vida saudáveis como evitar o tabaco, o uso excessivo de álcool, e manter o peso adequado. Dessa maneira, você consegue evitar o desenvolvimento de um problema que tem tratamento médico”, orienta.
O câncer de próstata é o 2º mais comum na população masculina, só perdendo para o câncer de pele. “Então, caso você apresente redução do jato urinário, se acorda muito durante a noite para ir ao banheiro, ou se tem dificuldade para iniciar ou terminar o xixi, procure atendimento médico. Apenas aqueles que apresentam esses sintomas são encaminhados para realizar exames de toque e PSA, para identificar algum componente de câncer de próstata. Por isso que reforçamos tanto: a prevenção pode salvar vidas”, completa o médico.
Palestras nas UBS
Entre os dias 11 e 29 de novembro todas as UBSs de Campo Largo - urbanas e do interior - vão receber palestras gratuitas com temas relacionados à “saúde integral do homem” e à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) que completa 15 anos em 2024, focando em saúde integral para reduzir morbidade e mortalidade masculina.
Boa parte dos encontros será no período da tarde, para alcançar aqueles que já participam de grupos temáticos, porém a oportunidade é aberta para homens e mulheres interessados nos temas. Cada unidade de saúde fará sua programação baseada nos seguintes assuntos sugeridos: Saúde Sexual e Reprodutiva, Consentimento e Relações Respeitosas, Planejamento Reprodutivo e Vasectomia, Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Campanha Novembro Azul com estímulo do respeito à diversidade e do autocuidado masculino de forma integral e sem estereótipos.
Segundo a pasta, essa iniciativa foi criada a pedido da população e tem a seguinte dinâmica: no dia marcado, em cada unidade, os participantes receberão orientações sobre exames e a prevenção ao câncer. Veja as datas e participe do evento mais próximo:
11/11 (hoje) - Bateias (14h)
12/11 - Jardim Guarani (9h)
13/11 - Cercadinho (14h)
19/11 - São Pedro (14h)
21/11 - Ari Fior / Jardim Três Rios (14h)
21/11 - Rivabem (13h30)
21/11 - Santa Cruz (9h)
22/11 - Dante Castagnolli (14h)
22/11 - Amadeu Mazzo / Botiatuva (14h)
22/11 - Rondinha (14h30)
22/11 - Ferraria (14h)
22/11 - Itambezinho (14h)
25/11 - São Silvestre (9h)
25/11 - Fazendinha (15h)
25/11 - Itaboa (13h30)
26/11 - Vila Glória (14h)
28/11 - Águas Claras (15h)
29/11 - Caratuva (8h)
29/11 - Três Córregos (14h)
Mutirão preventivo de exames
A Central de Marcação de Consultas da Secretaria de Saúde organizou uma agenda voltada para aqueles pacientes que estão em fila de espera. Eles já foram avisados e serão atendidos no dia 12 de novembro, na Unidade Dante Castagnolli, para a realização de ultrassonografias de próstata e bolsa escrotal, bem como consultas com o Urologista. Essa ação é conjunta com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP).