No último sábado (09) aconteceu a 4ª edição da Feira de Saúde, Amor e Esperança, promovida pelo grupo de voluntários Amigos do Eterno Juh, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Campo Largo, Prefeitura de Campo Largo e com a Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), com participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Foram 89 doações de sangue efetivadas no dia da doação.
Diferente do que acontecia nos anos anteriores, em 2024 a feira foi realizada nas dependências da Escola Municipal Anderson Paulart Junior, com a participação de cerca de 70 voluntários e atendimento de aproximadamente 400 pessoas, conforme a organização. O evento contou com a participação do Ministério dos Motociclistas Adventistas (AMM), Gentlemen Moto Clube e do Insanos Moto Clube, ambos de Curitiba. Pela manhã, também aconteceu um passeio ciclístico, com rota entre o Centro de Campo Largo até à escola e que reuniu alguns participantes.
Quem passou pelo local pode realizar exames como aferição de pressão arterial, teste glicêmico, teste de espirometria, oximetria, bioimpedância, quick massage, entre outros. Além disso, os participantes puderam conferir minipalestras sobre os oito remédios naturais, receber materiais diversos que falam sobre cuidados com a saúde física, mental, espiritual e que dão apoio em momentos de dificuldade. A população ainda teve acesso às informações referentes à saúde bucal e prevenção à dengue, por meio de colaboradores da Prefeitura, além de ganharem brindes de empresas parceiras.
Um dos pontos centrais do evento foi a doação de sangue, que mobilizou diversos voluntários. “Nós tivemos 100 inscritos em duas horas quando liberamos o cadastro e muitos interessados entraram em contato conosco para pedir para ficar na lista de espera. Nós confirmamos com todos e pouquíssimos não puderam comparecer na data e pessoas que estavam interessadas em doar sangue marcaram presença na feira e ficaram esperando alguma oportunidade de encaixe”, relatam Anderson e Raquel Paulart, organizadores do evento.
O espaço onde foi realizado o evento e organização do fluxo da feira foi bastante elogiado pelos participantes, que puderam compreender melhor o que estava sendo explicado e participar das atividades propostas em um espaço maior, mais arejado e melhor aproveitado.
“Só temos a agradecer a cada um que colaborou com o nosso evento, seja por meio das empresas parceiras, que não mediram esforços para tornar tudo possível, como também àqueles que ajudaram a divulgar e estiveram presentes, prestigiando o nosso evento. Com certeza foi uma bela maneira de valorizar a vida e aprender a preservá-la cada vez mais”, enfatizam os organizadores.
Realizando sonho
Rosiane de Paula teve a oportunidade de realizar um sonho que há muito tempo a acompanhava: doar sangue. “Esse era um grande sonho que eu tinha, muita vontade de doar sangue, mas nunca tive a oportunidade, porque é só em Curitiba e eu moro no interior de Campo Largo. Quando tive a oportunidade, eu abracei e fiquei muito feliz, porque sei que meu sangue vai servir para até quatro pessoas.”
Ela relembra que tudo ocorreu bem durante e depois da doação. “Me senti muito bem, cheguei em casa bem, até no outro dia já pude ir jogar futebol com as meninas, porque eu gosto muito de jogar bola. Hoje, como já tive essa experiência de doar sangue, posso dizer que as pessoas que têm essa vontade, façam, porque não dói nada e é um gesto de amor que fazemos pelo próximo. Deus quer que nós façamos sempre o bem pelo nosso próximo. Não tenham medo”, finaliza.
Além disso, o Hemepar também publicou em suas redes sociais um texto de agradecimento pela ação: “Queremos expressar nossa profunda gratidão a todos os envolvidos na ação de doação de sangue realizada na Escola Municipal Anderson Paulart Junior, em Campo Largo. Nossos agradecimentos aos organizadores, em especial, para nossa anfitriã Raquel, que nos recebeu com tanta receptividade e dedicação. Essa parceria com a comunidade é essencial para o Hemepar e para salvar vidas. Cada doação faz a diferença e fortalece a nossa missão de garantir que todos que precisam de sangue possam contar com o apoio de doadores solidários. Obrigado a todos que participaram e tornaram essa ação possível, continuamos espalhando esperança e vida”.
Campanha de Natal
Agora o Amigos do Eterno Juh dá continuidade na arrecadação de brinquedos novos, que serão doados às crianças em tratamento oncológico. “As nossas campanhas de Natal são sempre bem atendidas pela população. Este ano, gostaríamso de levar brinquedos para as crianas. Os pontos de arrecadação serão divulgados em breve por nós, pois ainda estamos levantando todos, mas mais informações diretamente no Instagram @amigosdoeternojuh ou no contato (41) 99656-0873”, finaliza a organização.