Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 12:04:50
Geral

Cooperativa Recicla Campo Largo chega à cidade com meta de reciclar mais de 88 toneladas por mês

Campo Largo irá inaugurar a Recicla Campo Largo, que reúne 12 catadores e catadoras, responsáveis pelas atividades da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR).

Cooperativa Recicla Campo Largo chega à cidade  com meta de reciclar mais de 88 toneladas por mês

Campo Largo irá inaugurar a Recicla Campo Largo, que reúne 12 catadores e catadoras, responsáveis pelas atividades da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR).  O Município conta com coleta seletiva desde 2007, operando com reciclagem inclusiva, realizada por uma cooperativa e quatro associações formadas por 73 catadores e catadoras.

A abertura da cooperativa, que fica localizada à Rua Alice Ferreira Lima, 135, bairro Águas Claras, marca o início de um modelo cooperativista de coleta seletiva e reciclagem inclusiva, gerando impacto socioambiental. A meta inicial é reciclar 88.651 toneladas/mês.

A implantação da Cooperativa é parte das ações do Programa Recicleiros Cidades, coordenado pelo Instituto Recicleiros, que chegou a Campo Largo em 2019, por meio de um Edital, trazendo conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos para estabelecer uma nova forma de coleta seletiva e reciclagem, de maneira inclusiva e como política pública consolidada, dentro das diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Dentro da proposta da Gestão Compartilhada, reúne em cadeia circular prefeituras, catadores, cidadãos e as empresas, que praticam a logística reversa em um modelo de reciclagem inclusiva e socioprodutiva.
O Instituto Recicleiros já atua com o Programa Recicleiros Cidades em 16 municípios brasileiros de 14 estados, conectando pessoas, municípios e empresas para vencer o desafio do lixo e da desigualdade social.

Segundo Erich Burger Neto, diretor institucional, até 2023, Recicleiros estará presente em 60 cidades, o que vai representar mais de três milhões de pessoas com coleta seletiva na porta, mais de três mil postos de trabalho em 60 cooperativas e mais de 10 mil toneladas de resíduos reciclados por mês.

A Prefeitura de Campo Largo é parceira do projeto na execução da Coleta Seletiva. É responsável também pela fiscalização da aplicação da Lei Municipal de Coleta Seletiva, e conta, além da nova cooperativa, com quatro associações que juntas recebem, separam, triam e dão a destinação correta aos recicláveis.

Coleta seletiva
Junto com a Prefeitura de Campo Largo, Recicleiros está elaborando novas campanhas que envolvem todas as etapas da coleta seletiva do Canal Verde, que contribuem para o aumento da entrada de materiais recicláveis de qualidade para as associações e a cooperativa. Segundo Rômide de Sousa, líder de Unidade, é essencial o engajamento da comunidade na segregação dos resíduos (plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha - que hoje são os materiais recebidos pela Cooperativa). Os materiais separados devem ser disponibilizados secos, limpos e compactados, nas lixeiras no dia e horário certos da coleta, que em breve serão divulgados e também vistos no site: https://chegouareciclagem.org.br.