08/08/2014
Centro POP irá atender a população de rua
08/08/2014
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura nesta sexta-feira (08), às 9 horas, o Centro de Referência Especializado para População de Rua – Centro POP, um local destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua. O objetivo é oferecer atendimento e atividades que possibilitem a estas pessoas o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares, oferecendo-lhes novas oportunidades de vida.
A secretária de Assistência Social Noeli Parshen destaca que a inauguração do Centro POP vem de encontro a uma antiga reivindicação da população. “A Secretaria de Assistência Social buscou este recurso para Campo Largo, motivada pelos apelos da população. Há muito fazia-se necessário um atendimento específico às pessoas que aqui permanecem em situação de rua”. A secretária anuncia ainda que, até o final do ano, o município deverá contar também com uma Casa de Passagem destinada a este público. “Precisamos oferecer a estas pessoas todo o apoio necessário, respeitando sempre, porém, a sua autonomia”, destaca.
Ações
Uma equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores será responsável pelo desenvolvimento de ações que possibilitem o alcance dos objetivos traçados.
Entre estas ações estão a oportunidade de participação em oficinas, colaboração na construção de novos projetos de vida, encaminhamento para produção de documentos, acesso a serviços socioassistenciais e demais políticas públicas setoriais, e busca da reinserção familiar ou comunitária, respeitando a escolha de cada um. “É um espaço de pertencimento, de convívio e participação social para construção de novos projetos de vida”, explica Alexander Stradioto, coordenador da Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistencia Social.
A coordenadora do Centro Pop Gisele Semcovici Souza esclarece, porém, que embora o Centro Pop forneça a alimentação, banho, guarda de pertences às pessoas em situação de rua o objetivo do serviço será auxiliá-los no resgate da cidadania e na construção de um projeto de vida através do trabalho da equipe multidisciplinar e da articulação com a rede de atendimento à esse público. “É importante salientar que o apoio de todos os servidores das diferentes políticas públicas municipais e as pessoas da comunidade farão parte da construção e efetivação desse novo projeto de vida que o usuário irá buscar”, destaca.
Acesso aos usuários
O acesso aos usuários poderá ser feito por demanda espontânea, tendo em vista que o serviço é ofertado em unidade de referência de fácil localização. Poderá ser realizado também por meio de encaminhamentos pelo serviço especializado em abordagem social ou outros serviços, projetos e programas da rede socioassistencial, demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa dos direitos.
Público alvo - Jovens acima de 18 anos, adultos, idosos e famílias em situação de rua e vulnerabilidade social, cujos vínculos familiares estejam fragilizados ou rompidos.
Atendimento - De segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
Endereço - Rua João Batista Valões, 703, centro.