O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) promoveu a última reunião do ano, nesta segunda-feira (25/11). Durante a 57ª Assembleia Geral do Conresol, que foi realizada no salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, foi aprovada a proposta orçamentária do consórcio para 2025 e também foram aprovadas as modificações necessárias para o relançamento do edital de Credenciamento 001/2024 para tratamento e disposição final dos resíduos dos municípios que integram o Conresol. O orçamento aprovado do Consórcio para 2025 é de R$ 90,8 milhões (R$ 90.870.618,97).
O presidente do Conresol e prefeito de Curitiba, Rafael Greca, explicou que o Consórcio está trabalhando com um horizonte de inovação mantendo a qualidade do serviço de coleta de resíduos dos municípios.
“A reunião de hoje significa o futuro da sustentabilidade para nossa região metropolitana, melhorar a coleta seletiva e a coleta de resíduos orgânicos. Nossa estratégia é colossal, queremos ampliar o aterro de Fazenda Rio Grande, mas cada vez mais diminuir o uso do aterro”, explicou o prefeito Greca.
“Temos que nos empenhar em acabar com o desperdício. Viva a sustentabilidade”, definiu Greca.
A secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, explicou para todos os prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais que participaram da assembleia a importância dos temas que foram discutidos. “Com essas mudanças que deliberamos hoje vamos conseguir dar os encaminhamentos necessários para relançar o edital de Credenciamento para escolher a empresa que irá prestar os serviços”, disse Marilza.
A apresentação das informações durante a Assembleia foi feita pela secretária executiva do Conresol, Rosamaria Milléo Costa, que explicou que o consórcio está com boa saúde financeira e com todas as despesas em dia.
Conresol
O consórcio é formado por Curitiba e 25 municípios da região metropolitana e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos.
Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Presenças
Também participaram da 57ª Assembleia Geral do Conresol os prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Denilson Colodel; de Balsa Nova, Marcos Antonio Zanetti; de Campo Largo, Mauricio Rivabem; de Cerro Azul, Patrick Magari e o prefeito eleito Edinho; de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes Silva; de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo; de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes; de Tijucas do Sul, José Altair Moreira; e de Tunas do Paraná, Marco Antonio Baldão, os vice-prefeitos de Adrianópolis, Israel Rodrigues; de Quatro Barras, Jarbas Mocelin; de Campo Magro, Osmar Leonardi; de Rio Branco do Sul, Ailton Luiz Nodary; e de São José dos Pinhais, Assis Manoel Pereira; a secretária municipal de Meio Ambiente de Campina Grande do Sul, Andréa Trevisan, o assessor jurídico do Conresol, Luis Fernando da Silva Lamaur; e integrantes do Conresol.