Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 11:26:10
Geral

O sonho acabou?

O sonho acabou?

25/07/2014

Adriano Carlesso

Muitos de nós, brasileiros de verdade, que sonhávamos com a conquista do Hexacampeonato Mundial, acordamos deste sonho com dor de cabeça. Os comentários pela cidade, pelo estado, pelo país, são muitos. Uns dizem que a culpa pela derrota da nossa seleção na Copa das Copas foi do Felipão, outros que a culpa foi dos jogadores, que não jogam em times brasileiros e que, em virtude disso, não são patriotas o suficiente. Outros dizem que a culpa foi pela ausência do Neymar e pela suspensão do Tiago Silva, e por aí afora.

Mas, o que se vê pelas ruas é que o patriotismo das pessoas, infelizmente, está indo embora com a derrota para a Alemanha, pois as bandeiras estão desaparecendo da cidade pouco a pouco.
Seja qual for o motivo responsável pela nossa derrota, temos que entender que, para se fazer uma Seleção de Jogadores de Futebol para uma nação, a escolha parte de um “Grupo Seleto” de “Experts em futebol”, ou seja, não temos qualquer participação na escolha dos jogadores. E esses jogadores não mudarão em nada, o nosso cotidiano, mesmo que sejam campeões, a não ser pela satisfação em dizermos que somos campeões no futebol!

Mas, mesmo assim, vestimos a camisa desta Seleção e a idolatramos como se fosse a salvadora de nossas vidas.

Eleições

Nas Eleições, segundo evento de importância relevante no país este ano, é diferente. Somos todos nós, povo brasileiro, que elegeremos nossos Jogadores, e esses, sim, farão a diferença em nossas vidas. Eles terão poder para controlar o valor de nossos impostos, atuando nas políticas públicas, enfim, “regulando” a nossa vida. E eles ficarão quatro anos jogando um jogo difícil, que é a defesa dos nossos interesses (saúde, educação, segurança e qualidade de vida).

E, cabe a nós, brasileiros, toda a responsabilidade pela nossa vitória ou pela nossa derrota, pois somos nós que escolheremos esta Seleção.

Então, a todo o povo brasileiro, que está na luta do dia-a-dia, fica o recado de que o sonho não acabou! Que o nosso sonho é muito maior que a conquista de uma taça! Que, no futebol, há esperança da conquista do Hexa em 2018.

Mas, para melhorarmos nossas vidas como brasileiros, teremos uma nova chance, sabendo escolher nossa Seleção de políticos que agirão em nosso nome, na defesa de nossos interesses, e, para isso, é importante saber quem somos, e quais são nossos interesses.

E, para mostrar que somos patriotas sempre, e não somente quando estamos no jogo de futebol da Seleção, precisamos empunhar nossa bandeira sempre, com o verde e amarelo hasteado,  para que os gringos, que aqui vieram, percebam pelos meios de comunicação que realmente amamos o nosso país, e que este gesto seja significativo para nossa análise a respeito de quem devemos escalar para jogar o jogo político pelos próximos quatro anos!