Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 12:34:53
Geral

Centro da Juventude

14/07/2014

Confira atividades do teatro do Centro da Juventude no primeiro semestre de 2014

Centro da Juventude

14/07/2014

Fonte:Depcom/PMCL

Neste primeiro semestre de 2014, os alunos da oficina de Teatro do Centro da Juventude de Campo Largo colocaram em prática seu aprendizado. Eles entraram em cena no Festival de Teatro da cidade, na Praça Getúlio Vargas e em escolas do município e dos distritos de Três Córregos e Bateias com as peças “Chá na xícara na casa da vó da chica”, “Antígona”, “Confidências Críticas”, “Eu sou palhaço” e “Retratos”.

O Festival de Teatro aconteceu do dia 3 ao dia 31 de maio, na Casa da Cultura, na Praça Getúlio Vargas e em escolas municipais. As peças dos alunos do Centro também foram apresentadas em instituições de ensino como o Colégio Estadual Macedo Soares, Escola Municipal Albina Grigoletti, Colégio Estadual Sagrada Família, Centro de Atendimento Integrado a Criança, Caic, e durante eventos realizados na sede do Centro ou promovidos por secretarias da Prefeitura da cidade.

Segundo a coordenadora do Centro, Edinea Timporini, estas apresentações ajudam no aprendizado dos alunos. “As apresentações contribuem para o aperfeiçoamento das técnicas desenvolvidas durante a oficina”, ressalta. “Além disso, ajudam na divulgação das atividades do Centro, atraindo novos adolescentes para as oficinas ofertadas”, acrescenta Emerson Martins, também coordenador.

Sobre a oficina de Teatro

Segundo a professora da oficina de Teatro do Centro da Juventude, Laís Hoffmann, a oficina incentiva os participantes a serem bons cidadãos.“A gente faz do teatro uma ferramenta para incentivar a leitura, incentivar os alunos a pensarem sobre as injustiças do mundo, sobre a corrupção, e serem melhores”, diz.

Como exemplo, ela cita uma das peças apresentadas pelos alunos, a “Eu sou palhaço”. “Essa peça faz a gente refletir sobre corruptos, que fazem outras pessoas de palhaços”, explica.

A professora conta que, além disso, a oficina também é uma forma de desenvolver nos alunos o afeto. “Sempre que termina as aulas, a gente sugere que os alunos deem um abraço no colega”, diz. Piqueniques em pontos da cidade também são promovidos pela oficina. “Quando saímos fazer piquenique em algum lugar, a gente reparte o nosso lanche com outras pessoas”, ressalta Hoffmann.

Além da oficina gratuita de Teatro, o Centro da Juventude também conta com outras oficinas: Grafite, Danças (Break, Jazz Ballet, Hip Hop), Futsal, Francês, Produção de Texto, Cinema, Informática, Skate e Karatê. Além disso, oferece espaço para treinos de dança gaúcha, ginástica, grupos de estudo para o Enem. Para fazer parte das atividades basta se inscrever na sede do Centro com documentos pessoais e do responsável em mãos. O responsável também precisa estar presente no ato da inscrição.