Moradores do Botiatuva denunciaram o forte cheiro de esgoto no Rio Cambuí. Uma equipe da Folha esteve no local e em contato com a Sanepar, os técnicos descobriram um grande vazamento no coletor de esgotos, direto no rio.
28/06/2014
Por Luis Augusto Cabral
Na tarde da última terça-feira (24), moradores da rua Antonio Boaron (Botiatuva), denunciaram o forte cheiro de esgoto no Rio Cambuí, destacando também outros problemas, causados pelas chuvas do início do mês. Uma equipe da Folha esteve no local, constatando o problema. Em contato com a Sanepar, em Curitiba, o assunto foi levado à investigação, onde os técnicos da empresa acabaram por descobrir um grande vazamento no coletor de esgotos, direto no rio, dentro do Parque Cambuí.
Luis Bianco, residente há mais de 40 anos naquela rua, disse que nunca aconteceu algo assim, no rio. “O mau cheiro é muito forte e quando o tempo esquenta fica pior, não dá para respirar”, explicou ele. Outro morador, Amadeu Feltrin, explicou que o problema aconteceu depois do alagamento provocado pelas chuvas do início do mês, “chegou a passar água sobre a pista”, disse ele, lembrando que esta foi a primeira vez que isso aconteceu.
Reparos
Tão logo foi informada sobre a reclamação dos moradores, a Sanepar passou a investigar o problema. “O pessoal da Estação de Tratamento já havia detectado muita água no esgoto que chegava, mas com as informações dos moradores, o caso foi investigado mais detalhadamente. Uma equipe correu toda a extensão da rede e acabou encontrando o problema, um grande vazamento direto no rio. Possivelmente causado pela chuva, o rompimento do coletor jogava o esgoto direto no rio e a outra ponta quebrada, mandava água do rio para a Estação de Tratamento de Esgotos”, informou a Assessoria da Sanepar.
Na manhã de quarta-feira (25), uma equipe técnica da empresa foi ao local, para recuperar o coletor. No final da tarde a rede já estava praticamente recuperada. A Sanepar está implantando uma nova rede de esgotos na região.