Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:47:24
Geral

Calvície

Calvície: técnicas mantêm naturalidade. Cirurgião plástico em Campo Largo fala sobre o transplante capilar.

Calvície

27/06/2014

A queda de cabelo é causada, principalmente, pela combinação de envelhecimento, alteração hormonal e histórico familiar de calvície. Como regra geral, quanto mais cedo se inicia a queda capilar, mais severa a calvície se tornará. A queda de cabelo também pode ser causada por queimaduras ou trauma, caso em que a cirurgia de transplante capilar é considerada um tratamento reconstrutor.
Diz-se que a calvície é causada pela má circulação no couro cabeludo, deficiências de vitaminas, caspa e até mesmo pelo uso excessivo de chapéu. Todas estas teorias foram desmistificadas, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também não é verdade que a perda de cabelo esteja associada à calvície do avô materno, ou que homens de 40 anos de idade, que nunca tiveram queda de cabelo, não serão calvos.
É importante entender que todas as técnicas de transplante capilar usam seu próprio cabelo. O objetivo da cirurgia é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente. Candidatos à cirurgia de transplante capilar devem ter crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servirem como áreas doadoras. Técnicas de transplante tais como enxertos com punch, mini-enxertos, micro-enxertos, enxertos de unidades foliculares são geralmente realizadas em pacientes que desejam uma mudança mais modesta no volume do cabelo. Retalhos, expansão tecidual e redução de couro cabeludo são procedimentos indicados para pacientes que necessitam de uma área maior.
O transplante exige cuidados especiais do médico, para que a cirurgia dê ao paciente um ar natural e belo.  O cirurgião plástico Anderson Mayer conta com profissionais especializados em sua equipe e explica mais detalhes sobre o assunto:
Quais as técnicas de implante capilar existentes?
Dr. Anderson Mayer: É bastante frequente o implante de cabelos retirados na região posterior do couro cabeludo que, naturalmente, é mais resistente à queda.  É uma característica que tende a ficar no novo local implantado.  O cabelo é retirado com a haste e implantado na região de calvície. Geralmente ele cai três meses após, voltando, posteriormente, com naturalidade ao tamanho original.
Quanto tempo leva para fazer o transplante?
Dr. Anderson Mayer: Cada caso é um caso dependendo do grau de calvície. Numa única sessão podem ser implantados cerca de seis mil fios de cabelo, o que exige, sob sedação, procedimento de 3 a 4 horas.  Na realidade é um enxerto que depende muito da qualidade da circulação sanguínea do local. A pessoa, após um ano, tende a ter bom volume capilar, pois o cabelo da região posterior é geralmente mais resistente à queda.
Quanto tempo dura o resultado do transplante capilar?
Dr. Anderson Mayer: Como evidenciamos anteriormente, os resultados dependem de características peculiares do paciente. Mas a tendência é de que a pessoa conte definitivamente com os cabelos na nova localização. Pode haver procedimentos complementares para ajustes nas quantidades de fios que já são debatidos com o paciente no começo do tratamento.
Existe uma idade recomendada para o transplante capilar?
Dr. Anderson Mayer: Não existe uma idade limite. A calvície aparece cedo em muitos homens, especialmente na região frontal e no topo da cabeça.
O que é realizado nas novas técnicas para manter a naturalidade da área com implante?
Dr. Anderson Mayer: Realmente dar ar de naturalidade é importante. Na linha anterior do cabelo é aplicada a técnica “Natural View” que pela forma com que há o procedimento de aplicação capilar assegura uma visão estética aprimorada.  Os melhores profissionais em cirurgia plástica levam em consideração, ao aplicar os cabelos, a direção dos fios alinhada à direção do penteado, minimizando a percepção de artificialidade. É muito mais trabalhoso para o médico, mas os resultados são altamente interessantes para o paciente.
A quem é indicado o implante?
Dr. Anderson Mayer: Quem não gosta de sentir-se bem? Toda a pessoa que acredita que deve mudar o visual pode procurar um bom cirurgião plástico, realizar avaliações e simulações e ver se, de fato, é o que quer. É um tipo de cirurgia gratificante, pois para quem não está satisfeito com sua calvície, é uma grande transformação estética. O velho ditado “é dos carecas que elas gostam mais” nem sempre é uma realidade que se observa na vida real.
Mais informações pelo email plasticarocio@gmail.com ou pelo telefone (41) 2103-2592.