27/06/2014
Nesta sexta-feira (27) acontecem as últimas apresentações do projeto Aprofunde Seu Olhar: Combate ao Trabalho Infantil, promovido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Peças de teatro e palestras vêm acontecendo desde o último dia 9 e já reuniram mais de 1.300 alunos do 5º ao 9º ano da rede pública. Todas as atividades são executadas pela Parabolé Educação e Cultura, parceira do CREAS.
As apresentações serão feitas das 10 às 12 horas e das 13 às 15 horas no Colégio Professor Aloísio. As palestras serão ministradas pelo psicólogo Marco Alan Viana, da ONG Instituto Não Violência. Já as peças teatrais, que vão abordar situações de trabalho infantil, direitos e deveres das crianças, irão contar com a presença dos atores Carlos Moreira e Ciliane Vendruscolo. Ao final de cada atividade, o espaço é aberto para a plateia fazer perguntas e esclarecer dúvidas a respeito do assunto.
“Abordamos diferentes situações do trabalho infantil, buscando clarificar ao público o que é e o que não é considerado dentro deste assunto. Penso que o tema traz a reflexão e que, aos poucos, uma maior consciência vai sendo implantada na sociedade”, explica Carlos Moreira, que também é um dos autores do espetáculo.
Projeto Aprofunde
Seu Olhar
O CREAS desenvolveu uma programação informativa para esclarecer a comunidade sobre diversos temas, chamada “Aprofunde Seu Olhar”. Além de trabalho infantil, assuntos como violência contra a mulher, combate ao abuso sexual, direitos dos idosos e de pessoas com deficiência fazem parte do projeto, que começou em maio e continuará ao longo do ano em outras datas importantes relativas a direitos humanos.
Regina Moro, coordenadora do CREAS, explica que é fundamental realizar ações que têm como foco a prevenção, orientando e sensibilizando a população. “Reforçamos que o Estado, a sociedade e a família têm a responsabilidade de proteger a criança e o adolescente contra a exploração de todas as formas de trabalho, garantindo seus direitos e respeitando sua condição especial de desenvolvimento”. Todas essas atividades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Largo e Prefeitura Municipal da cidade.
A próxima ação já está programada. Será referente ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), com o show “60 que lá vem história”.
Denúncias - Os casos de trabalho infantil podem ser denunciados à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, no Disque 100 (ligação gratuita), e ao Conselho Tutelar de Campo Largo, nos telefones (41) 3392-3395 e (41) 3393-4854. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.