Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:35:33
Geral

Saneamento

Plano Municipal de Saneamento terá primeira audiência pública em julho. População poderá opinar sobre diagnóstico levantado no município.

Saneamento

23/06/2014

A primeira audiência pública em Campo Largo sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) será realizada em julho. As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, junto com a empresa contratada para elaboração do PMSB, DRZ Geotecnologia e Consultoria, vão apresentar aos campo-larguenses o diagnóstico que já foi levantado sobre a situação do saneamento na cidade. A data oficial será divulgada nos próximos dias, mas a previsão é que o evento aconteça na segunda quinzena do mês.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Daily Reinke, afirma que a audiência pública é uma oportunidade para a sociedade conhecer mais e, também, participar ativamente da elaboração do Plano. “A audiência pública é imprescindível, pois é uma forma de mobilização social, de promover a participação da sociedade, de discutir o PMSB em conjunto com o poder público. A população pode apresentar propostas e opinar”, afirma o secretário.

Até o final do ano, estão programadas diversas reuniões, fóruns, seminários e mais audiências. As discussões do PMSB contarão sempre com a participação de representantes dos comitês de Coordenação e de Execução do PMSB, prestadores de serviço (Sanepar), associações de catadores (ASSUR), empresas privadas (Sanetran), consórcio público (CONRESOL) e a própria população.

 

O Plano

O objetivo geral do PMSB é definir áreas prioritárias e diretrizes que devem ser respeitadas em futuras obras de saneamento no município. Seguindo um cronograma de 12 meses (janeiro a dezembro de 2014), o PMSB já passou pelas etapas de planejamento e definição do programa de trabalho e agora está na etapa 3, que é a fase de diagnóstico. No total, serão cumpridas 8 etapas.

O PMSB deve traçar objetivos e ações prioritárias para os próximos 20 anos. O documento final precisa contemplar os quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

A ideia é que a população e o poder público trabalhem juntos para estabelecer metas de qualidade e definir como e quando se chegará à universalização do saneamento básico no município.

O investimento do governo federal para elaboração do Plano em Campo Largo é de R$ 336.353, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e liberados por intermédio do Ministério das Cidades (MCIDADES) e da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA). No Paraná, foram contempladas com o investimento federal apenas as cidades de Campo Largo, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

Porpostas, sugestões ou dúvidas podem ser enviadas para o e-mail saneamento@campolargo.pr.gov.br. Mais informações podem ser obtidas ligando para (41) 3291-5107 ou (41) 3291-5137.

Confira aquio cronograma completo de elaboração do PMSB em Campo Largo.