Aplicativo do Hemepar vai incentivar doações de sangue no Paraná
16/06/2014
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no sábado (14), o Hemepar lançou o aplicativo Hemogram para incentivar as doações. Através do tablet ou celular (sistema android) conectado à internet, os doadores podem visualizar pelo aplicativo as solicitações de doação, os tipos sanguíneos necessários e os endereços dos locais de coleta de sangue mais próximos. O aplicativo é gratuito e já está disponível.
O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que durante o período da Copa do Mundo os estoques de sangue precisam ser mantidos de forma estratégica para que não falte, caso haja algum acidente. “O Estado está recebendo muitos visitantes e precisamos estar preparados”, afirma.
Hatschbach diz que para manter os estoques regulares são necessárias de 150 a 200 doações por dia na unidade de coleta de Curitiba. Nas unidades do interior, este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações regulares. “Em média, coletamos 12 mil bolsas mensais em todo Paraná e precisamos aumentar as doações em 30%”, afirma. Segundo ele, o sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias. A média de atendimento do Hemepar é de 100 doadores por dia.
O diretor acredita que através do aplicativo é possível alertar aos doadores que o próximo sábado é o dia de maior movimento nos bancos de sangue. Em compensação, na segunda-feira quase ninguém doa. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e Região Metropolitana.
DOADORES – Lucinéia Laia estave no Hemepar nesta sexta-feira (13) para doar sangue, junto com algumas amigas da Igreja Quadrangular de Curitiba, e aproveitou o tempo de espera para baixar o aplicativo em seu celular. “Venho sempre que um amigo ou conhecido precisa de sangue e agora este lembrete estará na tela do meu celular. Assim, vou saber quando e onde é preciso fazer a doação”, disse ela.
O doador voluntário de plaquetas, Persion Cardoso, doa uma vez por mês. Ele conta que tem um sobrinho que nasceu com o número muito baixo de plaquetas e isto fez com que ele se informasse mais sobre o assunto. “Já sou doador de sangue há oito anos e decidi doar plaquetas também. A doação é tranquila, semelhante à doação de sangue, e dura entre uma hora e meia e duas horas”, explica Cardoso.
Simone Bordignon de Jorge é doadora fidelizada, que doa sangue regularmente, desde 2008, quando começou a trabalhar no Hemepar em Curitiba. “Como acompanho todos os dias as pessoas que precisam de sangue, me dispus a doar também”, explicou ela. Simone repete o gesto a cada três meses e faz o possível para não falhar.
DOAÇÃO – O processo de doação dura cerca de 40 minutos, passando pela etapa de triagem clínica, triagem hematológica e a doação propriamente dita. É seguro, rápido e não prejudica a saúde do doador.
Homens podem doar sangue a cada 60 dias, o que totaliza até quatro doações no período de um ano. Para as mulheres o intervalo de doação é de 90 dias, somando até três doações anuais.