14/06/2014
Na manhã de sábado o nível dos rios surpreendeu a todos
14/06/2014
Por Luis Augusto Cabral
A chuvas da noite de sexta-feira (06) e madrugada de sábado (07) foram suficientes para encher os rios de Campo Largo. Mas o que provocou mesmo os alagamentos foi a chuva que se precipitou na manhã de sábado. Em poucas horas tudo se transformou em caos para dezenas de famílias no Itaqui, Cercadinho e Ferraria e Bateias, principais bairros atingidos. No Cercadinho, muitas famílias ficaram ilhadas e tiveram que ser resgatadas de bote, pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Durante toda a manhã os moradores ficaram olhando o nível das águas subir, impotentes para qualquer reação. Na maioria das casas não deu para salvar nada, só as roupas do corpo. O nível da água só começou a baixar por volta das 15 horas de sábado.
Um dos pontos de alagamento foi a região do Itaqui, na passagem pela PR-423, cuja pista, nas proximidades do viaduto sobre a BR-277, ficou debaixo d´água, o que dificultou o trânsito de veículos. No Bairro Aparecida, final da Rui Barbosa, também foi registrado o desmoronamento de um barranco, com ameaça de desabamento de residências.
No Cercadinho e Vila Mariano Torres, a Estrada da Colonia Figueiredo ficou interditada e muitas casas da rua José Renê Andrade dos Santos ficaram com mais de dois metros de água em seu interior. Na rua Eurico Gaspar Dutra, Vila Mariano Torres, as águas do Rio Verde invadiram mais de 30 residências e o Corpo de Bombeiros teve que resgatar as famílias, em barcos infláveis. Os desalojados se abrigaram nas casas de parentes e vizinhos.