27/11/2013
Nenhum colégio do Paraná fica nas 100 melhores médias do Enem 2012
27/11/2013
Fonte:G1.com
Foto:Ilustração/Internet
As notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2012, mostraram que nenhuma escola do Paraná ficou entre as 100 que obtiveram as médias mais altas. As médias foram calculadas pelo G1, com base nas notas das provas, divulgadas nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Educação.
No Paraná, o colégio que obteve a maior nota foi o Setor de Educação Profissional e Tecnológica, da Universidade Federal do Paraná. A unidade, com sede em Curitiba, conseguiu média geral de 649,117 pontos, ficando na 113ª posição nacional. A segunda maior média estadual foi o Colégio Universitário, em Londrina, no norte paranaense.
Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), Jacir José Venturi, o fato de não ter nenhuma escola entre as 100 notas mais altas do Brasil não significa que haja problemas na educação paranaense. Segundo ele, o estado ficou em quinto na comparação nacional e perdeu justamente para estados onde os vestibulares são mais concorridos como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. “Temos que reconhecer que as escolas de SP e RJ têm mais tradição e longevidade que as escolas do Paraná”, diz.
Ele lembra que o Enem avalia apenas o último ano dos alunos no ensino médio. Por isso, há disparidade entre os alunos desses estados, já que os estudos em época de vestibular são mais intensos. Segundo ele, em pesquisa recente, as escolas particulares do Paraná foram classificadas como as melhores do país, ao lado das mineiras.
A reportagem procurou também a Secretaria da Educação (Seed) do Paraná. Em nota, a Seed preferiu não se manifestar sobre o resultado das provas do Enem, já que os técnicos da entidade ainda estão analisando e fazendo conclusões sobre a prova dos alunos paranaenses.
Contudo, a Secretaria lembrou que também aplica provas aos alunos do ensino médio nas escolas públicas, para avaliar a formação dada aos jovens paranaenses. Nessa avaliação, os professores e gestores respondem a questionários, que são usados para traçar um perfil das escolas do Paraná.