21/10/2013
Fonte:Por Marina Sequinel/Banda B
A alta temperatura e os ventos fortes assustam os moradores de Curitiba e região metropolitana na tarde desta segunda-feira (21). Muitos se perguntam se há a possibilidade de fortes temporais atingirem as cidades, como aconteceu no último dia 3, quando o fenômeno deixou casas destelhadas, árvores arrancadas pela raiz e postes caídos.
De acordo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Instituto Tecnológico Simepar, a hipótese não pode ser descartada. “A frente fria está avançando lentamente pelo sul do país. Pequenos núcleos já registraram chuva e queda de granizo”, explicou à Banda B.
A frente já passou pelas regiões Central, Sul, Sudoeste e Oeste e deve seguir para o Leste e Norte do Paraná. “No fim da tarde de hoje até amanhã, há risco sim de temporal. Nós não conseguimos dizer qual será a proporção do fenômeno, mas é melhor estar preparado”, alertou.
O último temporal que atingiu o estado afetou mais de 256 mil pessoas e deixou mais de 60 mil casas sem luz. Sinais deixaram de funcionar e o caos se instalou na cidade.
Orientações da Prefeitura de Curitiba
Em caso de chuva forte e queda de granizo, siga as orientações:
1 – Evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, ou qualquer tipo de estrutura que não transmitem segurança. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda, árvores ou linhas de energia elétrica;
2 – Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas;
3 – Não tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados a rede elétrica;
4 – Após vendavais, ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias.
Em caso de necessidade utilize 156 e 153.