21/10/2013
Fonte:Banda B
O vice-presidente da Câmara deputado federal André Vargas (PT), está em Curitiba nesta segunda-feira (21) para acertar os detalhes da vinda de um novo curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O deputado paranaense vai se encontrar na parte da tarde com o reitor da UFPR e com o prefeito, dr. Afonso, para viabilizar o lançamento do curso.
“Vamos hoje organizar o lançamento do curso de Engenharia Mecânica Automotiva da UFPR em Campo Largo. Também teremos cursos de engenharia da UFPR em Apucarana, Londrina Dois Vizinhos e Cornélio Procópio. Haverá ainda outro curso da área em Toledo, mas pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Sabemos que o ensino superior leva desenvolvimento para essas cidades e isso é muito importante para todo o estado”, disse Vargas em entrevista à Banda B.
O deputado informou ainda que estão adiantadas as negociações para unidades da UTFPR em outros dois municípios da RMC. “Já estamos tentando viabilizar com os prefeitos de Pinhais, o Luizão, e como a Beti Pavin, de Colombo, para abrir novas unidade da UTFPR, o antigo Cefet, em Pinhais e Colombo. Já temos unidades da UTFPR em 28 municípios e logo, logo, teremos novas unidades aqui na região de Curitiba.”, disse o deputado.
Cursos de Medicina
Vargas também informou a criação de um novo curso de Medicina, da UFPR, no Norte Pioneiro. “Diversas cidades como Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho já reivindicaram o novo curso. O importante é que este novo curso fique no Norte Pioneiro. Independente de qual cidade seja a escolhida, vai beneficiar toda a região”, defendeu Vargas.
Para o deputado, a disputa entre as cidades é saudável, mas não pode inviabilizar o processo, para o qual já está trabalhando em Brasília. “É preciso estabelecer um diálogo mais efetivo entre os prefeitos da região já que individualmente nenhuma cidade reúne as condições necessárias. Qualquer disputa de poder pode prejudicar a conquista. O consenso é que vai facilitar a escolha, pois não há uma decisão tomada ainda”, reforçou.
O deputado lembrou ainda que está garantido um curso de Medicina da UFPR em Toledo, oeste do Paraná, e outro em Foz do Iguaçu, na Unila. “Há também a possibilidade de um cursos de medicina em Umuarama”, completou.
Caminhoneiros
Também nesta segunda-feira, pela manhã, o deputado federal André Vargas, participa em São José dos Pinhais do Fórum de Debates sobre Regulamentação da Profissão de Cegonheiros e Caminhoneiros de Transportes Rodoviários de Cargas do Brasil e seus impactos na Sociedade.
O evento ocorre na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, e terá também a presença do presidente da Comissão Especial destinada a debater e propor modificações à Lei nº 12.619, de 30 de abril de 2012, que regulamenta a profissão de motorista, deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP).
“Todos sabemos que a criação da “Lei do descanso” foi importante, mas há detalhes que precisam ser modificados. É muito severo por exemplo, determinar apenas cinco horas de trabalho do caminhoneiro para 11 de descanso, principalmente para o autônomo que precisa pagar a prestação do seu caminhão e sustentar a família. Queremos rever a lei, mas sem permitir que volte a ser o que era no passado, quando motoristas passavam 24 até 48 horas trabalhando sem parar”, disse Vargas.