18/10/2013
Loja especializada em patchwork estimula geração de renda
18/10/2013
Muitas mulheres, donas de casa ou profissionais que procuram uma atividade para se desestressar do trabalho, encontraram no patchwork uma forma de terapia. É o momento em que se dedicam a produzir uma peça para enfeitar a casa e ainda com diversas utilidades. O momento prazeroso para elas já inicia quando precisam escolher os enfeites e tecidos, com inúmeras opções de estampas e cores.
É possível criar qualquer desenho com tecido através do patchwork e foi nisso que a loja Panos & Paninhos se especializou. São mais de 500 estampas em tecidos 100% algodão e diversos acessórios, que permitem uma infinidade de combinações. As proprietárias Janete Marli Sedoski Floriano de Souza e Katiane Aparecida Bieda Sedoski explicam que viam a necessidade de uma loja especializada na área, porque sempre que precisavam de peças diferentes tinham que comprar em Curitiba, e resolveram montar o negócio próprio, com venda para quem quer produzir e também para quem quer comprar o artesanato pronto. “As peças à venda também servem de inspiração para as mulheres confeccionarem suas próprias peças”, comentam as proprietárias.
Há opções de utilidades para cozinha, prendedor de cortina, peso de porta, boneca de pano, puxa-saco, jogo americano, porta pão, pano de prato, entre outro. As que estão à venda são de produção delas, compradas de outras cidades ou ainda de consignação com artesãs de Campo Largo. Destaque para o buquê de Santo Antônio e toalhas que, ao invés de nomes bordados, são em patchwork. Elas também aceitam encomendas.
Riqueza em detalhes que deixam as peças diferenciadas são, por exemplo, os botões feitos delicadamente à mão, com formato de coração, xícara, chinelo, galinhas, com temas de Natal, entre outros. Para o Natal já há toalhas de mesa e bolas feitas em tecido, como também com lantejoulas e alfinetes.
Com espaço amplo para cursos, atualmente oferecem curso de patchwork, de peças em feltro e patch aplique (que é o recorte de tecido e montagem), a partir de R$ 15. Katiane e Janete contam que há alunas que já estão com encomendas e começam a desenvolver suas próprias técnicas e ideias. Janete diz que fazer patchwork começa a se tornar um vício, sempre que sobra um tecido já pensa em outra peça para fazer e sempre querem ter novidades, novas estampas.
A loja ainda oferece material para crochê, ponto cruz e pintura. Mais informações pelo telefone 3292-2617, pela página no Facebook /panos.paninhos ou na Rua XV de Novembro nº 2567 loja 14.