Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 05:30:22
Geral

Skate

15/10/2013

Pista foi utilizada no Circuito Paranaense de Skate e elogiada pelos competidores. Construção contou com ajuda de dependente químico em recuperação

Skate

15/10/2013

Fonte:Depcom/PMCL

Nos dias cinco e seis de outubro, Campo Largo sediou a V Etapa do Circuito Paranaense de Skate. Para o evento, que contou com um público de aproximadamente mil pessoas, foi utilizada uma pista profissional móvel, construída pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. O equipamento, elogiado pelos competidores, foi idealizado para ações de prevenção no município. A pista foi confeccionada uma semana antes do Circuito com a ajuda de um dependente químico em recuperação, que trabalha para uma empresa de serralheria da região e também é skatista.

Fabiano (nome fictício, para preservar o entrevistado) conta que a Secretaria o ajudou no processo de recuperação. “Eles me ajudaram nesse tempo. Até por isso, para mim, foi uma satisfação ter feito essa pista em parceria com eles. É difícil um projeto gratuito ter uma pista tão boa”, diz. Após concluir a produção e montar o equipamento, Fabiano foi o primeiro a testar a pista. “Ando de skate há 12 anos e sei que a pista é de alto nível, profissional mesmo”, afirma.

O equipamento foi construído com a supervisão de Marcos José Padilha, dono da empresa de serralheria responsável pela obra. Para ele, o fato de Fabiano trabalhar na confecção da pista é tanto um respaldo para o trabalho da Secretaria quanto uma prova de que a reinserção social deve ser vivida na prática. “Muita gente não acredita que é possível se libertar. Mas eu me coloquei no lugar do Fabiano e dei uma oportunidade. Graças a Deus, ganhei um ótimo trabalhador”, conta Padilha.

O empresário elogia a iniciativa da Secretaria. “Esse é um projeto para ajudar. Ao invés de ficarem nas ruas, os jovens podem praticar um esporte”, ressalta Padilha.

Ações de prevenção

Depois da competição, a pista já foi utilizada pela Secretaria em duas ações, ambas na última quinta-feira (10). A pista móvel foi levada para a Praça Getúlio Vargas e para o Colégio Estadual Julio Nerone durante as atividades da Semana de Saúde Mental, promovida pela Prefeitura.

Nos dois lugares, além de crianças, adolescentes e jovens utilizarem a pista, uma equipe promoveu palestras e trouxe um grafiteiro para mostrar um pouco da arte. Segundo o secretário de Políticas Sobre Drogas, Carlos Weber, o objetivo é sempre mostrar que existe diversão e um mundo de oportunidades fora das drogas. “O esporte promove cidadania e o skate tem sido um dos nossos aliados na luta por uma juventude saudável”, afirma Weber.

A pista

Além de promover eventos de prevenção por meio do skate, também são oferecidas aulas gratuitas do esporte, em parceria com o skatista Darlei dos Anjos e o Centro da Juventude.

Com a nova pista da Secretaria, o projeto que conta hoje com mais de 600 skatistas cadastrados poderá ser ampliado. “O primeiro plano é estabelecer um cronograma para que a pista passe pelas principais regiões da cidade periodicamente. Estamos levando à população um equipamento profissional para a prática do skate. Isso significa ao mesmo tempo promover saúde e prevenir o uso de drogas”, afirma Weber.