05/10/2013
Painel do prédio do antigo Fórum está se deteriorando e pode desaparecer
05/10/2013
Um pequeno painel de azulejo, que se destaca na parede externa do prédio do antigo Fórum, na Rua Rui Barbosa com Centenário, está se deteriorando rapidamente. Pelo menos umas 30 peças de azulejo já desapareceram, e o processo parece acelerado. O painel é uma obra de arte assinada pelas artistas Elaine Pissaia dos Santos e Keila Cristina de Castro, e data do ano 2000, quando era prefeito de Campo Largo, Newton Puppi.
Junto ao painel, uma placa informa que a obra é uma homenagem à cidade, destacando a importância da cerâmica campo-larguense para o desenvolvimento do país. Poucas pessoas sabem da importância daquela obra de arte. Além do painel, todo o imóvel continua em péssimo estado de conservação. O Tribunal de Justiça do Paraná, dono do prédio, e a Prefeitura Municipal de Campo Largo, que o recebeu para uso, com restrições, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, já solucionaram a questão do uso e toda a estrutura deverá passar por uma grande reforma.
Destino
As informações são de que o prédio não poderia ser revitalizado enquanto o Tribunal de Justiça não alterasse o termo de cessão de uso, documento de 2012 que prevê uma destinação específica para o local: abrigar a Biblioteca Pública e o Acervo Histórico da Prefeitura. A mudança nesse status foi realizada em julho e agora a Secretaria Municipal da Justiça e da Cidadania, está elaborando um projeto para reforma do imóvel, que abrigará a própria Secretaria e a Secretaria de Política Sobre Drogas, além do Conselho Tutelar. As obras devem ser executadas no primeiro semestre de 2014.
A mudança foi possível porque o Tribunal de Justiça concordou, em julho último, com o uso do imóvel para qualquer atividade administrativa com ênfase ao social. A Biblioteca Pública continuará no prédio histórico da rua do Centenário e o Acervo Histórico da Prefeitura ocupará o espaço hoje ocupado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania, no Centro Administrativo.