03/10/2013
Centro de Convivência comemora Dia do Idoso com palestra, teatro e festa
03/10/2013
Fonte:Depcom/PMCL
No dia primeiro de outubro, Dia Internacional do Idoso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu uma tarde de atividades no Centro de Convivência do Idoso Durval Weber. Após uma palestra sobre Violência contra o Idoso e um teatro divertido sobre a evolução para a terceira idade, a festa terminou com um coffee break. Aproximadamente 80 idosos participaram do evento, que também contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Noeli Parchen.
Maria Filomena Antunes da Silva, de 69 anos, elogiou a iniciativa do CREAS. “Nos sentimos muito valorizados”, conta Maria, que já frequenta o Centro há mais de 10 anos. Francisco de Almeida, 68, também participou das atividades e afirma que não perde um evento promovido na instituição. “Sempre que posso, estou aqui!”, diz Almeida.
A palestra foi ministrada pela coordenadora do Centro de Referência do Idoso de Curitiba, Juliana Vita, que tirou dúvidas sobre o Estatuto do Idoso e sobre como denunciar a violência. Vita ressaltou que muitos vêem os idosos com preconceito e com uma visão incorreta. “Hoje em dia, a população pensa que a pessoa só tem valor quando produz alguma coisa na sociedade, o que é errado. Idosos já produziram muito”, disse. Uma série de exemplares do Estatuto do Idoso foi distribuída aos participantes, além de um folder explicativo sobre a atuação do CREAS no enfrentamento à violência.
A coordenadora do CREAS, Regina Moro, explica que a ideia de promover o evento surgiu justamente para quebrar essa corrente de pensamento que não leva em conta a beleza da melhor idade. “Decidimos promover um evento para tentar mobilizar as pessoas a repensarem a forma de tratar o idoso e, também, para mostrar ao idoso quais são os seus direitos”, afirma Moro.
A coordenadora alerta que abandono e negligência também são tipos de violência. “Os idosos não devem abaixar a cabeça quando forem vítimas de qualquer tipo de maus-tratos. É necessário que eles saibam que têm direito de se defender, que eles têm recurso na comunidade, e um desses recursos é o CREAS, que atende vítimas de violência”, orienta.
CREAS
O CREAS atende pessoas que foram vítimas de violência, desde crianças até idosos. A equipe do órgão é formada por diversos profissionais que atuam em áreas como pedagogia, psicologia e assistência social.
Para denunciar qualquer tipo de violência, basta ligar para o Disque 100 que a solicitação pode ser encaminhada ao CREAS. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3292-8169 e 3392-2371.
Centro de Convivência do Idoso
Toda a semana, o Centro de Convivência do Idoso promove atividades gratuitas como aula de dança, aula de canto e bingo. Telma Aparecida Cardoso, coordenadora do Centro, explica o objetivo da instituição, que possui atualmente 613 idosos cadastrados. “Quando chega esse período da vida, é necessário e muito importante que o idoso seja acolhido e valorizado, e que possa interagir com outras pessoas e se divertir”, afirma a coordenadora.
A instituição fica na Avenida Cristina, número 300, e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, o telefone do Centro é 3392-2250.