27/09/2013
Para rebaixar o veículo é preciso limite e cuidado com segurança
27/09/2013
O rebaixamento de carro chega a ser um assunto polêmico, pois há quem seja apaixonado pela modificação e gosta do visual mais esportivo, como também há os que criticam e falam que o carro perde o conforto.
Murilo de Andrade Benato, mecânico e proprietário da Maet Suspensões, diz que o carro rebaixado é mais esportivo e oferece mais segurança em rodovias, pois o carro fica mais estável. Além disso, mexer no veículo passa a ser um hobby. “Rebaixar não é mais só cortar mola como antigamente e que deixava o carro duro. Hoje deixa o carro mais estável e fica mais macio que o original no caso da Saveiro por exemplo, não fica com a suspensão tão rígida”, explica Murilo.
O investimento para rebaixar pode variar bastante, de R$ 200 até cerca de R$ 5 mil. Murilo orienta que a suspensão com regulagem não é permitida por lei, é preciso que seja fixa e respeite o tamanho máximo de rebaixamento – a distância do chão até o farol deve ser de pelo menos 50 centímetros.
Rebaixar o veículo envolve freio, direção, pneu – é a montagem da suspensão, alinhamento e itens de segurança. Na Maet é possível realizar o serviço e já fazer o encaminhamento da legalização do veículo junto ao Detran. Entre outros serviços oferecidos pela empresa está alinhamento, balanceamento, troca de óleo e revisão.
De acordo com a resolução 450 do Contran, de 28 de agosto de 2013, fica proibida qualquer alteração no sistema de suspensão veicular original, pelo período de 90 dias, ou seja, até o dia 28 de novembro. Murilo comenta que quem já tem regularizado por enquanto pode andar com o carro desse jeito e que, provavelmente, não haverá a proibição após o dia 28 de novembro, apenas algumas alterações - como limitações de rebaixamento para caminhões devido a problemas de segurança, motivo pelo qual foi elaborada a resolução.
A revisão da suspensão em veículos rebaixados deve ser realizada a cada seis meses, em média. No caso de carros de alta quilometragem precisa ser até quatro vezes ao ano. Quando há problemas na suspensão pode até quebrar o eixo, estragar rodas, pneus e lataria, por isso deve-se levar a um lugar de confiança, que garanta mão-de-obra e peças de qualidade. Mais informações pelo telefone 3399-2619 ou Rua Manoel Osório Portela nº 119.