20/09/2013
A ponte sobre a Barragem do Rio Verde, que liga o município de Campo Largo a Araucária, ainda está quebrada, após o acidente ocorrido na quinta-feira (12).
20/09/2013
A ponte sobre a Barragem do Rio Verde, que liga o município de Campo Largo a Araucária, ainda está quebrada, após o acidente ocorrido na quinta-feira (12). Segundo o motorista do caminhão caçamba envolvido no acidente, um dos pranchões da ponte quebrou, o que fez com que ele perdesse o controle do veículo, o qual saiu da linha dos pranchões e ficou pendurado na ponte.
Até esta última quinta-feira (19), a ponte ainda estava danificada e apenas uma fita de isolamento sinalizava o bloqueio de acesso dos motoristas - fita que foi rompida por pessoas que passaram pelo local. As pessoas ainda estão passando com seus veículos pela ponte, o que representa um grande perigo a todos. Outros veículos podem se envolver em acidente ou até mesmo cair no rio devido às péssimas condições dos pranchões.
A reportagem da Folha entrou em contato com o secretário de Viação e Obras, Luiz Cecatto, que informou que será feita uma parceria com a Construtora Elevação para a reforma da ponte. O caminhão envolvido no acidente pertence a esta construtora, a qual irá fornecer a mão-de-obra.
Segundo o secretário, a Prefeitura dará cerca de 60 a 70 pranchões, com 4,20 metros cada um. De acordo com Luiz Cecatto, a obra deve iniciar nesta sexta-feira (20). Até que a obra seja concluída, fica proibida a passagem pela ponte, por isso foram deixadas fitas de isolamento bloqueando a passagem. “O pessoal não está respeitando os cavaletes e estão passando”, comenta o secretário sobre os cavaletes que, segundo ele, deveriam estar antes da ponte.
Foi necessário um guincho de 300 toneladas para remover o caminhão do local. A ponte é responsabilidade dos municípios de Campo Largo e Araucária. Ela foi construída em 1975 pela Petrobras (Repar – Refinaria Presidente Getúlio Vargas), mas a empresa não tem obrigação em mantê-la. Segundo Luiz Cecatto, deveria haver uma parceria entre Campo Largo e Araucária para que fosse realizado um projeto para construção de uma nova ponte, já que está inteira danificada, com madeira já bastante gasta e quebrada.