Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 09:58:39
Geral

CCR RodoNorte substitui 120 mil ?olhos-de-gato? a cada ano

CCR RodoNorte substitui 120 mil ?olhos-de-gato? a cada ano

20/09/2013

Popularmente conhecidas como olhos-de-gato, as tachas instaladas no pavimento refletem a preocupação com a segurança dos usuários das rodovias sob concessão, a cada vez que a luz do farol atinge o refletor prismático. A CCR RodoNorte contabiliza aproximadamente 220 mil destes olhos que ajudam os motoristas a ver à noite, com chuva e neblina, em 567 quilômetros de rodovias sob concessão.

Segundo o gestor de Engenharia da CCR RodoNorte, Fernando Levy, o “olho-de-gato” é um dispositivo que requer inspeção periódica e tem presença constante na planilha de custos da conservação das pistas. “Todos os trabalhos de manutenção realizados pela concessionária são essenciais e recebem investimentos importantes. Para se ter uma ideia, um equipamento de segurança básico como é a tacha refletiva custa entre R$ 10 e R$ 13, em preços do mercado atual da Engenharia. Mensalmente, fazemos a substituição de nove a dez mil destas tachas, em trechos diferentes das rodovias”, contabiliza Levy.

A instalação das tachas refletivas é realizada conforme normas técnicas que padronizam a disposição delas nas rodovias. Elas estão colocadas a 12 metros uma da outra, no eixo central e nos bordos das pistas, explica o engenheiro Dyego Mattos da Silva – responsável pela manutenção do trecho Ponta Grossa a Curitiba. “Para o usuário que está sempre trafegando pelas rodovias, as tachas refletivas são tão comuns que, com o passar do tempo, passam a fazer parte da paisagem. É reflexo de um trabalho permanente de manutenção deste dispositivo de segurança, que fazemos praticamente o tempo todo, avaliando os trechos e repondo as peças que apresentam desgaste”, observa Dyego.

Obras em andamento

Conforme Dyego Mattos, atualmente a concessionária CCR RodoNorte está realizando a manutenção dos olhos-de-gato e também a recuperação do pavimento em diferentes pontos da BR-277, entre Curitiba e Ponta Grossa, onde há cerca de 60 mil unidades refletivos. Nestes locais, é preciso canalizar o tráfego para uma faixa, para que os operários possam ter segurança na reinstalação dos refletivos e recuperação asfáltica, em retorno às condições originais.

A concessionária de rodovias sinaliza os trechos conforme normas técnicas e recomenda cautela ao passar pelos pontos em manutenção, evitando acidentes. Também é prudente manter a distância do veículo à frente, para evitar colisões caso o fluxo fique lento nos locais de manutenção.