14/09/2013
Pacientes reclamam do atendimento no Posto Vila Glória
14/09/2013
A Folha recebeu reclamação de pacientes da Unidade de Saúde Vila Glória. O descontentamento maior é principalmente devido à falta de médicos e ao número limitado de 14 consultas diárias por médico. Para conseguirem vaga, pacientes chegam às 4 horas da manhã para aguardar – um senhor de idade conta que acordou às 3 horas para poder chegar primeiro e garantir o atendimento.
Segundo alguns pacientes, além do número reduzido de profissionais e falta de um pediatra que atenda todos os dias, a médica do posto costuma chegar às 10 horas para atender, sendo que o horário de início é às 8 horas. Ainda há reclamação quando à falta de remédio para pressão há cerca de três meses, falta de omeprazol e devido à farmácia ficar fechada das 11 às 14 horas.
Os pacientes questionam a falta de lugar para ficarem sentados esperando o atendimento antes do horário de abertura do posto, e não têm onde ficarem abrigados em dias chuvosos. Também não há banheiro para que eles possam usar. “Os homens ainda dão um jeitinho no mato, mas e as mulheres?”, reclama uma paciente, completando que fica cada vez mais difícil levar os filhos ao médico.
Em contato com a assessoria da Prefeitura Municipal, a Folha foi informada que “o horário de atendimento dos médicos em qualquer Unidade de Saúde do município é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cada médico deve assinar uma folha ponto, controlada por uma enfermeira da unidade, que é responsável por repassar mensalmente um relatório à Secretaria de Saúde. Todos os atrasos são considerados como falta. Cada hora de falta é descontada do salário do médico.
Além disso, a pontualidade é um critério da avaliação de desempenho do profissional, que é feita periodicamente pela Secretaria de Saúde. Quando é registrado o atraso, o primeiro passo é uma advertência verbal ao funcionário. Se há reincidência, pode ser aberta uma sindicância e, por último, um processo administrativo para afastamento do cargo. No caso da médica em atuação no Posto Vila Glória, será feita uma advertência verbal nessa sexta-feira, 13. Todos os procedimentos necessários serão tomados para garantir que o atendimento seja realizado no período correto.
Além da médica citada, nas segundas e quintas-feiras um outro médico é realocado para atender os pacientes da Unidade de Saúde Vila Glória. Esse médico dá suporte durante todo o expediente, manhã e tarde. Isso significa um aumento no número de atendimentos nesses dois dias da semana.
Vale lembrar que, pela manhã, as pessoas são atendidas por ordem de chegada. No período da tarde é a vez dos agendamentos, ou seja, são atendidos pacientes que marcaram previamente a consulta. Por isso, casos urgentes podem optar pelo período da manhã, enquanto consultas de rotina devem agendar o atendimento.
A Secretaria de Saúde já elaborou um projeto de ampliação da Unidade de Saúde Vila Glória. A previsão é que isso aconteça no segundo semestre de 2014. Para essa nova estrutura, a Secretaria está estudando a colocação de cobertura para os pacientes que aguardam na fila.
Como a Unidade de Saúde só abre às 8h, a orientação da Secretaria é que os pacientes não cheguem muito mais cedo, tanto por questões de comodidade como de segurança”.