14/09/2013
Igreja Católica revivifica Concílio Vaticano II em seu cinquentenário
14/09/2013
Os católicos campo-larguenses viveram, esta semana, três dias de muitos debates e reflexão sobre um dos mais importantes temas da Igreja Católica, o Concílio Vaticano II e seus quatro grandes documentos, que estão comemorando 50 anos. O padre Rafael Solano (43), uma das maiores autoridades sobre o assunto, no País, esteve na cidade ministrando palestras que debateram a fundo, o tema.
“Estamos buscando a vivificação do Concílio Vaticano II e seus quatro grandes documentos, a Igreja, a Liturgia, a Palavra de Deus e o Mundo”, disse o padre, em entrevista exclusiva à Folha de Campo Largo. Segundo ele, a igreja local (os cristãos), não conhece o documento a fundo, o pratica de forma errada, e precisa de uma correção de rumo. “Mas já está mudando, e o conhecimento do documento é o primeiro passo. O segundo passo é como fazer para ser conhecido por toda a comunidade”, explicou
Evangelização
O seminário “Semana Teológica”, sob o tema “Conhecendo o Vaticano II, no Ano de Fé”, foi realizado no salão de eventos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, na terça-feira (03), quarta e quinta-feira desta semana, com a participação de mais de 400 pessoas, fiéis, pessoal que trabalha nas pastorais, ministros, catequistas e coordenadores pastorais. O resultado dos encontros foi impactante, todas as vozes ouvidas foram para elogiar o palestrante, o tema e a sua importância.
O padre Solano destacou, na entrevista à Folha, a importância do documento, um dos mais importantes da Igreja Católica. O objetivo do encontro foi discutir esse documento em nível local, sua projeção na comunidade, se os fiéis conhecem o documento e se o praticam. Para ele, a comunidade não conhece o documento e a Igreja não aprofundou o seu estudo, ou porque não se preocupou ou porque se deu por entendida. Por isso, a necessidade de vivicação do seu conteúdo.