11/09/2013
São Caetano quebra sequência do Paraná e volta a vencer na Série B
11/09/2013
Fonte:G1.com
Foto:Edno Luan / Futura Press
Muito inconstante em toda a Série B, o São Caetano surpreendeu nesta terça-feira. Vindo de goleada sofrida para o Ceará, a equipe de Sérgio Guedes conquistou uma importante vitória ao bater o Paraná por 2 a 1, no Anacleto Campanella, pela 21ª rodada da competição. O Tricolor paranista ostentava uma invencibilidade de seis jogos na competição. O zagueiro Fred e o atacante Jael foram os autores dos gols do clube do Grande ABC. O time paranaense descontou nos acréscimos, com Reinaldo.
O resultado, contudo, não tira o São Caetano da zona de rebaixamento. Com 22 pontos, a equipe é a 17ª na tabela de classificação. O Paraná, por sua vez, segue intacto na terceira colocação, com 39 pontos, sem chance de ser ultrapassado ao fim desta 21ª rodada.
O Azulão tem um jogo difícil na próxima rodada - pega a vice-líder Chapecoense, fora de casa, na sexta-feira. Já os paranaenses vão em busca da recuperação diante do Oeste, em Curitiba.
Nem tão diferentes assim
Analisando apenas a tabela da Série B, era provável apostar em um Paraná soberano, se aproveitando do desespero do São Caetano, mesmo que a partida fosse no Anacleto Campanella. Entretanto, quando a bola rolou, o equilíbrio prevaleceu em campo e, na verdade, quem esteve melhor durante o primeiro tempo foram os donos da casa. Melhor, mas ainda não perigoso.
Apesar de ter mais posse de bola e dominar as ações ofensivas, o Azulão não conseguia criar situações de gol. Previsível, o time tinha uma única jogada: partir pelas laterais e cruzar na área, buscando sempre por Jael, que, bem marcado, sequer chegou a finalizar.
Do outro lado, o Paraná buscava timidamente se espalhar pelo campo. Seguro atrás, honrava o posto de melhor defesa da competição, porém deixava a desejar no ataque. Sem posse de bola, os visitantes só conseguiram assustar o goleiro Rafael Santos em cobranças de falta. Diante de tamanha passividade, restou ao árbitro apitar o intervalo sem um minuto sequer de acréscimo.
Gol de zagueiro, gol de artilheiro e vitória
Insatisfeito com o setor de criação do Paraná, o técnico Dado Cavalcanti trocou o meia Felipe Amorim por Wellington, mas na prática não adiantou. A equipe continuou abaixo do esperado e, para piorar, a defesa deixou de ser intransponível aos 12 minutos do segundo tempo, em lance polêmico.
Após cobrança de escanteio, o goleiro Luis Carlos subiu e, atrapalhado por Jael, ainda conseguiu afastar com um soco. Ele ficou pedindo falta de ataque do São Caetano, mas o árbitro deixou seguir e, na sobra, o zagueiro Fred marcou seu terceiro gol no campeonato, mostrando que, se os homens de frente do Azulão não estão com o pé calibrado, o pessoal de trás também dá conta do recado.
Entretanto, Jael, o artilheiro do São Caetano na competição, depois de muito tentar durante a etapa inicial, também queria deixar o seu. E conseguiu. Aos 29 minutos, após falha de Paulinho no meio-campo, Pedro Carmona, que havia entrado na partida pouco antes, roubou a bola e tocou na entrada da área para o atacante, que girou bonito e marcou um golaço, seu sétimo na Série B.
Já nos acréscimos, em lance parecido com o primeiro gol do São Caetano, o Paraná conseguiu diminuir. Após bola no travessão, a defesa do Azulão dividiu pelo alto e Reinaldo pegou a sobra para mandar para o fundo do gol e selar o placar da partida: 2 a 1 para os donos da casa. Foi a última jogada antes do apito final.