28/08/2013
Governo discute formas de auxiliar produtores de café do Paraná
28/08/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/AEn
Produtores de café no Paraná, que tiveram as lavouras destruídas pelas geadas do mês de julho, podem ter ajuda dos governos federal e estadual. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que estuda, junto à União, formas de atender às necessidades dos cafeicultores.
As geadas de julho destruíram 62% de toda a produção estimada para a safra de 2014. Com as medidas, o governo pretende manter a cultura de café no estado, já que muitos produtores consideram a possibilidade de partir para outros tipos de plantações, menos suscetíveis às mudanças climáticas.
O governo estadual sugere formas de financiamento para que os produtores invistam em tecnologias que reduzam as perdas. Além disso, para as pequenas propriedades, a orientação é o investimento na diversificação de culturas, para reduzir o impacto de eventuais perdas.
O grupo formado por representantes dos produtores, do governo do estado e do governo federal discutiu ainda mudanças nas normas do Seguro da Agricultura Familiar e a prorrogação das dívidas contraídas pelos produtores afetados.
Mais geadas
Para a próxima quarta-feira (28), há previsão de mais geadas em quase todas as regiões do Paraná. De acordo com o Instituto Simepar, a massa de ar frio que avança da Argentina ganha força e pode gerar temperaturas negativas em muitas cidades. Apenas a região de Jacarezinho e o litoral devem amanhecer sem registros de geada.
O sol deve predominar ao longo do dia, mas a força da massa de ar frio impede que as temperaturas se elevem muito.