26/08/2013
Em um mês, Atlético-PR deixa a zona de rebaixamento para chegar no G4
26/08/2013
Fonte:G1.com
Foto:Heuler Andrey / Ag. Estado
Há pouco mais de um mês, o Atlético-PR amargava as últimas colocações do campeonato Brasileiro. Com o time em crise, o técnico Vagner Mancini assistiu das arquibancadas a derrota por 1 a 0 no clássico para o Coritiba na oitava rodada, e viu a equipe que iria assumir logo após a demissão de Ricardo Drubscky.
No dia 21 de julho, na próxima rodada após o clássico, o Furacão não passava de um ventinho quando recebeu o Corinthians na Vila Capanema. A equipe amargava a penúltima colocação na tabela dentro da zona de rebaixamento, mas o resultado de 1 a 1 com o Timão na estreia de Mancini foi marcante e o primeiro de uma sequência de resultados sem perder.
Em pouco mais de um mês, o Atlético-PR saiu do time do Z4 para o G4 e a arrancada se deu a uma série de nove jogos sem derrota. Depois do empate com o Corinthians, foram cinco vitórias e outros três empates. O Furacão venceu a Portuguesa por 3 a 2 e depois teve outro triunfo marcante com os 2 a 1 sobre Atlético-MG, em Belo Horizonte, quebrando a sequência história do Galo de vitórias em casa.
Depois de Atlético-MG veio Goiás (2 a 0), Bahia (1 a 0), Internacional (2 a 2), São Paulo (1 a 1), Criciúma (2 a 1) e a vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo. O Furacão acumulou 21 pontos nesse período e agora figura na quarta posição com 27 pontos.
Mancini diz que time mudou por dentro
Essa transformação de um time que brigava pelo rebaixamento para mais um candidato à vaga na Libertadores, ou mesmo ao título, é fruto, segundo o técnico Vagner Mancini, de mudanças táticas e também de mentalidade.
- Mudou muita coisa. Mudou atitude em campo, marcação e equilibro de equipe. Estamos tentando ao máximo ajustar o time mesmo sem tempo de treinamento. Foram jogos de quarta e domingo, mas acho que, de uma maneira simples, tudo mudou porque os atletas entenderam que tinha que ser dessa forma. Hoje temos uma equipe equilibrada que sabe defender e atacar.
Para o treinador, as mudanças também ocorreram no aspecto emocional do time, que veio ganhou confiança. Mancini conta que acompanhava o Furacão de fora e via que time tinha potencial, mas ainda faltava alguma coisa. Isso, segundo ele, foi trabalhado para que a vontade de vencer fosse recuperada.
- O Atlético-PR fazia bons jogos, mas faltava alguma coisa que hoje tem de sobra que é ganância de se vencer. Não podemos perder a gana de vitória desde que ela seja responsável e solidária dentro de campo. No futebol há o encaixe e acho que houve o encaixe. Fico feliz em saber que a gente vive uma situação diferente, mas adianto que ainda falta muita coisa.
O Atlético-PR vira a chave do Brasileiro e pega o Palmeiras, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, na Vila Capanema. Com a derrota por 1 a 0 no primeiro jogo, o time precisa de uma diferença de dois gols para avançar para as quartas de final.