22/08/2013
Geração de empregos formais no Paraná cai pelo quarto mês seguido
22/08/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/ AENotícia
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados relativos ao mês de julho mostram que pelo quarto mês consecutivo a geração de novas vagas de trabalho com carteira assinada caiu. De acordo com os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e emprego, nesta quarta-feira (21), em todo o estado foram abertos apenas 1,8 mil novos postos de trabalho, o que representa alta de 0,07% em relação a junho.
Na Região Metropolitana de Curitiba, depois de junho ter registrado a abertura de apenas 37 vagas, em julho o saldo fechou negativo. Ao todo, foram fechados 1.038 vagas na região, queda de 0,10% no número de vagas existentes no mês anterior.
Nos números estaduais, a construção civil foi o setor que mais teve demissões. Ao todo, foram fechados 1.210 postos de trabalho. Situação parecida também foi presenciada na Indústria de Transformação, que fechou o mês com saldo negativo de 1.073 postos de trabalho.
A queda só não foi ainda maior em virtude das altas nos setores de serviços e do comércio, que abriram, juntos, 3.805 novas vagas em julho. Outro setor que se destacou positivamente foi a agropecuária, que contratou 240 pessoas a mais no mês.
O levantamento mostra como foi a variação dos empregos nas cidades com mais de 30 mil habitantes. Nessa análise, Paranavaí, no noroeste do estado, foi o município paranaense que mais contratou em julho. Foram abertos na cidade 440 novas vagas de emprego.