Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 02:39:37
Geral

Crise

10/08/2013

Campo Largo sente o reflexo da crise na economia mundial

Crise

10/08/2013

As indústrias estão com capacidade ociosa, algumas com mais de 40%. A arrecadação de impostos caiu e o comércio em geral está vendendo perto de 30% menos. A crise é sentida até no setor de serviços. Esse é o panorama do mercado campo-larguense, na atualidade. Perspectivas de melhoria existem, mas só mais perto do final do ano, quando começar a cair na conta o 13º salário do trabalhador.

O diagnóstico foi feito nesta quinta-feira pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Largo, Acicla, Wilson Perussolo. Segundo ele, “a crise vai continuar em ascenção lenta, por pelo menos mais dois meses, depois vamos ter um período de melhoria, também lento, mas que vai se estender por todo o ano de 2014, principalmente por causa da Copa do Mundo”.

Dívidas

Perússolo chamou a atenção para a situação de muita gente, que ainda está endividada, e o esforço para pagar as contas e recuperar o crédito. “Até Setembro/Outubro, vamos conviver com esse panorama. O que parece bom, para alguns setores, é o preço do Dólar. É possível que a indústria voltada à exportação experimente um ambiente mais favorável, nos próximos meses, mas é preciso ver em quais níveis isso se dará”, adverte.

Para o empresário, é preciso olhar o mercado com os pés no presente e os olhos no futuro, é preciso investir em Educação, em formação de mão-de-obra qualificada. Segundo ele, Campo Largo é uma das melhores cidades da Região Metropolitana de Curitiba para investir e para morar, além de ser também um dos melhores destinos turísticos da região. O que falta é melhorar as opções de ligação com Curitiba (uma nova opção), e alguns investimentos como por exemplo um grande Centro de Convenções”.
O presidente da Acicla disse que não é pessimismo olhar o panorama econômico local, estadual e mundial, com um certo receio, lembra que até o governador Beto Richa já disse que terá dificuldades para pagar o 13º Salário dos servidores, e isso é um fato. Ele acredita que para esse Dia dos Pais, o comércio local deverá crescer cera de 3%, quando o esperado seria 12 a 15%.

2014

A economia deverá crescer mais, em 2014, segundo Perussolo, principalmente devido à Copa do Mundo. “O ramo hoteleiro, por exemplo, já está com lotação quase completa para o evento, e Campo Largo pode e deve aproveitar esse momento para crescer”, explicou ele, antevendo para 2014 um ano melhor do que está sendo 2013.

Na entrevista com Wilson, também esteve presente o diretor Juliano Bregolli, que chamou a atenção para a necessidade de ação, tanto dos empresários quanto, principalmente, dos políticos, para desenvolver projetos como o da Avenida da Porcelana, no entorno da pista da BR-277 que será desativada ainda nesse semestre, com a inauguração da pista nova. Falou da Campanha de Natal que a Acicla está iniciando nos próximos dias, com cerca de 250 participantes e uma grande quantidade de prêmios.