10/08/2013
Campo Largo tem quase dois veículos por habitante
10/08/2013
Nesta semana foi divulgado que o Paraná alcançou na terça-feira (06) 6.008.734 veículos em circulação – o que colocou o Estado com a terceira maior frota no Brasil. É um veículo registrado a cada dois paranaenses e Campo Largo está quase atingindo este registro.
Segundo dados de junho de 2013 do Detran Paraná, Campo Largo possui 62.126 veículos – sendo 38.366 automóveis, 9.875 motocicletas, 4.199 caminhonetes e demais veículos são caminhões, micro-ônibus, entre outros. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, Campo Largo possui 112.377 habitantes e com essa informação representaria 1,80 habitantes/carro.
As obras de transposição da BR-277, que está sendo realizada em Campo Largo, atendem a este número crescente de veículos, o qual exige melhores estradas e condições para que o trânsito flua. São mais de 722 mil veículos pesados - entre caminhões, reboques e ônibus, circulando nas estradas do Paraná.
A maior frota de veículos divulgada é em São Paulo, com mais de 23,6 milhões, e em segundo lugar Minas Gerais, com 8,5 milhões de veículos.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, “todos os meses entram em circulação, em média, 31 mil veículos novos no Paraná. De janeiro a julho de 2013, foram quase 217 mil primeiros emplacamentos registrados”. Segundo ele, a frota do Estado mais do que dobrou na última década e não passava de 2,5 milhões de veículos em 2001. “É um crescimento que exige do poder público planejamento e investimentos em educação, fiscalização e engenharia. O Governo do Estado tem adotado uma série de medidas para melhorar os serviços e garantir segurança no trânsito. Além disso, também passou a auxiliar os municípios no planejamento de ações nesse sentido”, destaca Traad.
Curitiba é o município paranaense com mais carros nas ruas e já registra 1.331.277 de veículos. Para auxiliar as cidades menores, que ainda não têm o trânsito municipalizado e também aproximar a gestão do trânsito das pessoas, o Detran do Paraná propôs uma parceria que garante apoio técnico e financeiro para questões de sinalização viária e engenharia. Em 2013, são 59 cidades conveniadas. Em 2014, serão atendidas mais 90.
Outra preocupação do Departamento é melhorar os serviços prestados aos usuários no mesmo ritmo do crescimento da frota. Para isso, a autarquia investe em serviços pela internet, através do sistema Detran Fácil, e em outras opções de atendimento, como os 300 totens que devem ser instalados até o final do ano em diferentes pontos do Estado. “O aumento na frota implica em mais carros sendo emplacados, vistoriados e registrados, mais motoristas renovando a Carteira Nacional de Habilitação, novos condutores examinados, mais certidões emitidas. É obrigação do governo atender esta demanda de forma satisfatória e eficaz. Por isso, o Detran está se modernizando”, explica o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Departamento, Hugo Seleme Collodel.
Contorno de Campo Largo
A obra do Contorno da BR-277 no município de Campo Largo deverá ser concluída no fim deste ano, agilizando o tráfego na principal ligação entre Curitiba e o interior do Estado. Pelo trecho, passam caminhões para o escoamento da produção agrícola e industrial paranaense no Porto de Paranaguá. O trabalho está sendo feito pela concessionária da rodovia, a CCR Rodonorte.
A obra deveria começar apenas em 2017, segundo o contrato de concessão, mas foi antecipada pelo governador Beto Richa. A concessionária investe R$ 70 milhões na implantação de 11 km de nova pista na BR-277, além da construção de duas trincheiras, uma ponte, um viaduto (já entregue) e a ampliação de outros dois viadutos. A construção do contorno está gerando 1.600 empregos diretos e indiretos. Eva de Fátima dos Santos, 39 anos, é servente na obra há dois meses. “Agora tem um grupo de mulheres trabalhando aqui”, explica ela. “A obra, além de aumentar a segurança, é uma oportunidade de serviço para muitas pessoas”.
Edson Souza, 40 anos, é taxista e acredita que o trabalho vai render mais com a construção do contorno. “Vai desafogar um pouco o trânsito de dentro de Campo Largo e também vai ser melhor trabalhar, a gente perde muito tempo nesta parte da BR-277.”