09/08/2013
Quando o pai assume a guarda do filho
09/08/2013
Ainda não é muito comum de se ver, mas em casos de separação do casal, alguns pais ficam com a guarda dos filhos. É o caso do pai Vanisley Kosiol, operador de empilhadeira, que há nove anos, quando se separou, preferiu ficar com a guarda do filho.
Na época, o filho, Gustavo Marques Kosiol, tinha apenas três anos e com a separação ele ficou morando com o pai e a avó, a qual poderia cuidar dele durante o dia, enquanto o pai tinha que trabalhar. Aos finais de semana, Gustavo fica com a mãe.
Os pais se entendem bem desta maneira e Vanisley falou que tem uma relação amigável com a mãe de Gustavo, o que ajuda no relacionamento com o menino, hoje com 12 anos. “Não é fácil, o filho sempre quer os pais juntos, mas conseguimos educar bem ele e explicar que o casamento não tinha dado certo, mas não mudava nossa relação com ele”, explica o pai.
Para Vanisley, ser pai é uma experiência muito interessante e disse que devido a isso encara a vida de maneira diferente, o foco muda, pois pensa que tem que deixar algo para ele. “A responsabilidade aumenta quando colocamos um filho no mundo”, declara. Para o filho, deixa os ensinamentos de uma boa educação, respeito ao próximo, estudo para ser alguém na vida, ter responsabilidade e dar importância ao trabalho.