15/04/2013
Bartola vira Anderson Costa e estreia com gol: 'Quero fazer o meu nome'
15/04/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/site oficial do Coritiba
O atacante Bartola deixou o apelido para trás e adotou o nome oficial de Anderson Costa para começou a trilhar seu caminhho entre os profissionais do Coritiba. E o começo não podia ser melhor. Minutos depois de entrar em campo contra o Rio Branco-PR, neste sábado, ele fez o quarto gol da goleada do time de 6 a 0.
O garoto de 19 anos uniu talento, oportunismo e sorte. Assim que ele entrou, foi para o ataque, brigou pela bola no lado esquerdo e tentou cruzar para a área. Só que a bola bateu no corpo do zagueiro Rafael Muçamba e enganou o goleiro, morrendo no fundo das redes.
Sem saber direito o que aconteceu, Anderson Costa correu com os braços abertos, tentando encarar o sonho que virou realidade.
- Fui feliz, primeiro lance e primeiro gol. A confiança aumenta muito. Sonhei muito com isso. Dormi pensando nisso. Ir para cima nos momentos certos e tocar a bola quando fosse preciso. Antes de vir para o Coritiba já era muito feliz no Paysandu - disse, ainda sem jeito diante das câmeras e gravadores.
O jogador nasceu no norte do país, na cidade Santa Maria do Pará, onde o pai era conhecido pelo apelido de Bartola. Ele cresceu sendo chamado como Bartolinha e no Paysandu adotou o mesmo modo de ser chamado do patriarca. Só que na nova fase da carreira dele, a decisão foi em adotar o nome real.
- Eu era conhecido no Pará como Bartola por causa do meu pai. Aqui em Curitiba algumas pessoas me chamaram de Anderson e acho que é melhor. Quero fazer o meu nome e minha história. Por isso troquei de nome.
Em um ano, do Paysandu para a estreia iluminada
No ano passado, com 18 anos ele resolveu deixar o Paysandu, ficar longe dos familiares e se transferir para Coritiba para atuar no sub-20. Ídolo no Papão, ele decidiu continuar a carreira no estado do Paraná.
- É uma oportunidade que todo o jogador sonha. Jogar em um time grande e com uma torcida maravilhosa como a do Coritiba. Estou feliz aqui e ajudar a equipe logo na estreia.
A ação foi uma estratégia do técnico Marquinhos Santos para premiar a boa atuação dele na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Dallas Cup. A tendência é que, aos poucos, Anderson acompanhe mais o profissional, até a promoção oficial no próximo ano. Conforme for a necessidade do time no ano, o atacante pode até ser escalado em algumas situações.
Na Dallas Cup, ele foi o grande artilheiro do Coxa nos Estados Unidos. Dos sete gols marcados pela equipe brasileira, cinco saíram dos pés de Anderson Costa.
- O Anderson Costa é um atleta que está na chamada fase de transição, onde ficará um tempo trabalhando com a gente, dentro da nossa política de inserir gradativamente atletas da base junto ao elenco profissional - disse o técnico Marquinhos Santos.