12/04/2013
Fim do EstaR causa fuga de clientes dos estacionamentos
12/04/2013
Com o fim do contrato da Prefeitura Municipal de Campo Largo com a empresa Caiuá, que administrava o EstaR na cidade, muita coisa mudou. Os estacionamentos, que na cidade chegam a cerca de 40, com mais de quatro mil vagas, perderam pelo menos 30% dos seus clientes, que foram para as ruas, onde estacionar não custa nada e o carro pode ficar o dia inteiro.
O “inchaço” nas vagas de rua, no centro da cidade, com o fim do pagamento por hora que já funcionava há mais de quatro anos, provocou muitas mudanças. Empresários reclamam que as vagas nas proximidades das suas lojas ficam o dia inteiro ocupadas pelos mesmos veículos, e que isso dificulta a chegada dos clientes. Donos de estacionamentos reclamam da “fuga” de clientes e os motoristas reclamam que não há vaga para estacionar no Centro.
Segurança
A Reportagem da Folha de Campo Largo foi a campo para verificar como a cidade se comportou com o fim do EstaR. As vagas nas ruas centrais ficam mais tempo ocupadas e os estacionamentos mais vazios. No final de Março e início do mês de Abril, quando se verifica um aumento sazonal de veículos, na região central, era quase impossível estacionar. O mesmo fenômeno acontece nas sextas-feiras, nos sábados e nas segundas-feiras.
Uma questão importante, entretanto, foi levantada pelo empresário Cirineu Medeiros Junior, o Batatinha, proprietário de quatro estacionamentos em Campo Largo e quatro em Curitiba, o Tchê Park. Segundo ele, o problema de estacionar na rua é a Segurança. “Nas ruas, os carros estão mais vulneráveis à ação de ladrões”, explicou.
Batatinha falou sobre a importância de se deixar o carro em estacionamento. “Nós temos câmeras em todo canto, geramos emprego, pagamos impostos. Nos estacionamentos os carros ficam mais seguros”, disse.
Sobre um novo contrato com empresa concessionária, as informações da Prefeitura Municipal são de que não há data definida, uma vez que a licitação para a contratação da nova administradora do Estar ainda está em estudo.