Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 09:41:15
Geral

Cheque Especial

09/04/2013

Juro do cheque especial pode custar até três vezes mais entre bancos

Cheque Especial

09/04/2013

Fonte:R7.com

Foto:Divulgação

Frequentemente utilizado para “socorrer” os consumidores diante da falta de dinheiro, o cheque especial chega a variar 173% entre os bancos, de acordo com levantamento feito pela reportagem do R7 com as taxas mensais cobradas pelas principais instituições de varejo do País. 

Dentre as instituições pesquisadas — Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú-Unibanco, HSBC, Safra e Santander — a Caixa teve o menor valor, de 3,94% ao mês, segundo informações repassadas ao Banco Central pelos bancosPor outro lado, a taxa mais cara é a do Citibank, que cobra 10,76% ao mês do cliente que recorrer ao cheque especial. O Banco do Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos juros mais baratos, com taxa mensal de 4,97%. Os demais bancos pesquisados, por outro lado, praticam taxas acima de 8%, como é o caso do Itaú-Unibanco (8,06%); do Safra (8,14%); do Bradesco (8,20%); do HSBC (9,39%) e do Santander (9,81%). 

É importante lembrar que essas taxas são uma média e podem ser mais baixas, de acordo com os relacionamentos dos clientes com o banco. 

Outro lado

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que representa as instituições, explica que o cheque especial funciona com um “saldo extra”, já que fica disponível para o cliente a qualquer momento. A recomendação é utilizar esse limite apenas em emergências. 

— Manter essa linha tem um custo para os bancos. Por isso, os juros do cheque especial são mais altos do que a taxa de outras modalidades de crédito.    

Por meio da assessoria de imprensa, o Citibank informa que a taxa varia de acordo com o relacionamento dos clientes com o banco e que outros produtos de crédito são incentivados, com juros mais baixos. 

Dona da taxa mais barata, a Caixa ressalta que quem recebe salário pelo banco dispõe de juros ainda mais baixos, de 1,29% a 3,35%.