09/04/2013
Ministério Público cobra, mas FPF adia decisão sobre palco do Atletiba
09/04/2013
Fonte:G1.com
Foto:Gabriel Hamilko
Uma reunião nesta segunda-feira entre o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) acabou sem a definição do local para a realização do Atletiba válido pela 10ª rodada do returno do Paranaense.
O MP-PR e a Polícia Militar (PM) consideram arriscado o clássico acontecer no Ecoestádio Janguito Malucelli, atual casa rubro-negra, e querem que seja alterado. Um novo local não foi apontado pelos orgãos.
Na reunião, conforme a assessoria de imprensa do MP-PR, o presidente da FPF, Hélio Cury, argumentou que o Ecoestádio está apto para receber o clássico, pois possui todos os laudos necessários. Além disso, a argumentação é de que dois jogos do Atlético-PR contra o Paraná Clube já ocorreram no estádio sem confusão: um pela Série B de 2012; outro pelo atual Campeonato Paranaense.
Já para o MP-PR e a PM, o Atletiba ocorre em condições diferentes das outras partidas realizadas. O primeiro é o fato do jogo acontecer no feriado de Tiradentes, no dia 21, que pode provocar maior tráfego de veículos na rodovia BR-277, que passa ao lado Ecoestádio, e também gerar maior movimento em um shopping próximo. Ademais, as entradas das torcidas ficam próximas - o que dificultaria a segurança delas.
Apesar da afirmar que pode levar o caso para ser discutido na Justiça, a promotora de Defesa do Consumidor, Cristina Corso Ruaro, disse que deve fazer uma nova reunião com Cury até a próxima sexta-feira.
Mesmo com a pressão, a FPF deve tomar uma decisão apenas na semana que vem. Conforme o regulamento, ela tem até 72 horas antes, ou seja, até o dia 18 para homologar a rodada e definir o local do Atletiba.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM procurou o presidente da FPF, Hélio Cury, mas a sua assessoria de imprensa informou que ele não irá falar sobre o assunto.
Opções para o Atletiba
Em Curitiba, o Atletiba pode ocorrer em outros dois estádios: no Couto Pereira, do Coritiba, ou na Vila Olímpica do Boqueirão, do Paraná Clube. Nos dois casos, porém, os clubes envolvidos precisariam chegar a um acordo sobre valores do aluguel, divisão da receita e detalhes sobre as torcidas mandante e visitante.
Se não chegar a um acordo com um dos rivais, o Atlético-PR poderia transferir a partida para outra cidade. As principais opções seriam o Gigante do Itiberê (em Paranaguá) e o Estádio Germano Krüger (em Ponta Grossa).
O clássico pode definir o campeão do segundo turno. Atualmente, o Atlético-PR tem 20 pontos, e o Coritiba, 15. Antes do Atletiba, o Furacão joga contra o JMalucelli, e o Coritiba recebe o Rio Branco-PR no Estádio Couto Pereira.