05/04/2013
Mais de 300 voluntários envolvidos na Operação Vida
05/04/2013
O projeto Operação Vida – O amor em ação, que está sendo realizado no Centro da Juventude em Campo Largo, desde terça-feira (02) e que termina neste sábado (06), é um exemplo da importância da união das pessoas para realizar um bem comum. Mais de 300 voluntários estão envolvidos nesta ação, que oferece serviços gratuitos à população, realiza doações e melhorias em algumas instituições e residências de pessoas carentes.
Estão envolvidos empresários, industriais, profissionais liberais (como cabeleireiros, manicures e pedicures, dentistas, médicos e advogados), o Procon, Agência do Trabalhador, Prefeitura Municipal, cartório, Rotary e comunidade em geral. Entre os serviços está a realização de casamentos, é possível fazer documentos como RG e CPF, cortar o cabelo, fazer a sobrancelha, receber atendimento e informações de profissionais de saúde; comprar roupas, sapatos e acessórios por R$ 0,50 e R$ 1, entre outros.
De acordo com o coordenador do projeto em Campo Largo, Fernando Tozetti, o objetivo é amar as pessoas das comunidades carentes. Ele explica que estão visitando principalmente casas no Albino Grigoletti, Jardim Meliane e marginal da PR-423, onde entregam às famílias carentes uma cesta básica e nesta visita fazem um questionário para saber quais são as necessidades.
Com o dinheiro arrecadado com as vendas no bazar, serão comprados utensílios domésticos, tendo como prioridade as famílias mais necessitadas. Até esta quinta-feira (05) foram vendidas quase dez mil peças de roupas. As doações recebidas de fogão, geladeira, televisão, sofá, por exemplo, serão entregues a estas famílias, de acordo com o questionário preenchido. A Incepa doou 1.100m2 de piso, os quais em sua maioria serão distribuídos e parte será vendida para pagar mão-de-obra para realização de reparos e pintura do CRAS Rivabem e CMEI no Botiatuva, além de reforma em sete casas no Jardim Cristo Rei.
A dentista Mariângela Kaminski Cavalli Poletto disse que com este trabalho voluntário viu a carência de atenção e de atendimento a estas pessoas, que muitas não têm informação sobre cuidados básicos de higiene. “A maioria dos atendimentos foi a pessoas que nunca foram ao dentista”, afirma a dentista, que tem atendido principalmente pacientes de 03 a 30 anos de idade. A dentista Denise Rieke comentou que estão realizando limpeza nos dentes e fazendo um trabalho de orientação e encaminhamento de acordo com a necessidade da pessoa e durante esta semana fez apresentação sobre escovação e prevenção.
Foram três meses de organização para realização deste projeto no município. O Rotary irá realizar gratuitamente 20 cirurgias de catarata. Fernando agradece os coordenadores do Centro da Juventude, Emerson José Martins e Ednea Timporini da Cruz, os coordenadores do Cras Meliane e Rivabem, Provopar, os secretários municipais e a Prefeitura Municipal, especialmente ao prefeito Affonso Guimarães e secretário Alexandre Guimarães, que deram todo o apoio e disponibilizaram a estrutura necessária para realização da Operação Vida.