Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 11:34:35
Geral

Moradores da região central pedem atenção com o trânsito

Moradores da região central pedem atenção com o trânsito

28/03/2013

Uma carta encaminhada por moradores da região central da cidade à Redação da Folha de Campo Largo, pede atenção das autoridades municipais, para com o trânsito, nas principais ruas da cidade. É a seguinte a íntegra da carta:

Senhores:

- O nosso trânsito está cada vez mais perigoso, principalmente nas ruas centrais, sendo as mais críticas a Avenida Centenário e a Benedito Soares Pinto, pois nestas ruas não existem placas de sinalização indicando a velocidade máxima permitida. Na Centenário temos as escolas Macedo Soares, o Reino da Loucinha e o Colégio Sagrada Família, e nesses locais muitos motoristas, motoqueiros e até motoristas de ônibus abusam da velocidade, e quando pegam semáforos abertos passam em velocidade bem superiores às máximas permitidas para proximidades das escolas.

- Na Rua Benedito Soares Pinto temos a creche Victor de Almeida Barbosa e, ao lado do Correio, centenas de alunos ficam aguardando os ônibus escolares próximo ao meio-dia e às 17 horas, e correm sério risco de acidentes graves. Pois nesses pontos os motoristas abusam da velocidade, pondo em risco a vida de todos.

- Outra rua crítica é a João Batista Valões, pois nesta rua desde o Posto 3L até o colégio Dr. Clotário Portugal, muitos motoristas trafegam em alta velocidade e alguns nem ligam para as lombadas. Tem motoqueiro que até pula, com a moto, quando passa pelas lombadas e a maior insegurança fica para os pedestres que precisam atravessar a via, mesmo nas faixas de segurança com elevação. Não dá para confiar, pois alguns motoristas param e esperam, enquanto outros não param, obrigando os pedestres a correr, levando buzinaços e sustos.

- Já na XV de Novembro, entre a João Batista Valões e a Domingos Cordeiro, que mudou o sentido no ano passado, desde então ficou muito complicado para ônibus e caminhões que passam por ali, pois não conseguem fazer a manobra só em meia via, nas esquinas. Já deu muita confusão e, nesta rua, somente é permitido estacionar do lado direito, no sentido bairro-centro, e do lado esquerdo é proibido, mas todos os dias tem muitos carros e caminhões estacionados, sendo que nos dias mais críticos, quando ocorrem eventos na praça Getúlio Vargas, e nas noites em que ocorrem shows nas feirinhas, tem carro até em cima das calçadas. Só que ninguém é multado e a maior dificuldade fica com os pedestres para atravessar a rua na esquina com a Domingos Cordeiro. A maioria dos motoristas chega na esquina e só olha para o lado esquerdo e nem sequer param o carro, avançam para a direita na Domingos Cordeiro e os pedestres que estão atravessando na faixa, na Domingos Cordeiro, têm que correr. O certo seria que esta rua voltasse como era antes, um só sentido, ou implantar faixas com elevação nas esquinas e, próximo das escolas, redutores de velocidade. Afinal, nossas crianças merecem todo o respeito e proteção.