28/03/2013
Quase todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba realizam, todos os anos, na Semana Santa, as tradicionais feiras do Peixe Vivo. Em Campo Largo, onde a Feira do Peixe era tradicional, e eram comercializadas dez, 15 toneladas de peixe, a cada ano, há quatro anos a feira foi suspensa. Na época, a alegação da Prefeitura Municipal era uma série de exigências sanitárias, que não poderiam ser atendidas.
Esse ano, o primeiro da nova administração municipal, a burocracia não foi vencida e a Feira do Peixe Vivo não será novamente realizada. Muita gente ligou para a Redação da Folha, para saber se a feira seria realizada. Não, foi a resposta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Sabe-se que o secretário de Desenvolvimento Rural de Campo Largo, Celso Vedan, que é favorável à realização da feira, foi a Araucária, esta semana, para acompanhar o trabalho da Secretaria de Agricultura daquele Município e ver como eles conseguiram vencer a burocracia e satisfazer as exigências legais, para realizar a Feira do Peixe em Campo Largo, mas possivelmente só a partir do próximo ano.
A ausência da Feira do Peixe Vivo, em Campo Largo, nos últimos anos, levou os produtores rurais do Município a vender a sua safra para produtores dos municípios vizinhos, onde a feira é realizada normalmente. Muitos, entretanto, simplesmente deixaram de produzir peixes.