22/03/2013
Peixes sem espinhos são os mais procurados
22/03/2013
Durante a Semana Santa, muitos fiéis não comem carne vermelha e o consumo de peixe aumenta em cerca de 30%, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura. Empresas oferecem diversas opções, incluindo pratos prontos para facilitar o preparo.
Segundo a proprietária da Peixaria Rota do Sol, Regiane Tureta Snak, os peixes mais procurados são os sem espinhos, principalmente para quem tem crianças e idosos em casa. Entre eles estão o filé de Tilápia, Jundiá, Linguado, Cação em posta e ainda os peixes ricos em Ômega 3, como o Salmão, Sardinha, Bacalhau, Cavala e Salteira.
Regiane recomenda que os peixes sejam consumidos grelhados ou ensopados, e que seja evitado comê-los fritos, para que seja mais saudável, leve e as propriedades dos alimentos sejam aproveitadas.
Os camarões também são muito consumidos nesta época. Segundo ela, existe o bacalhau salgado e o sem sal, o qual é mais recomendado para quem não sabe dessalgar. A Rota do Sol tem peixes do mar e de água doce e oferece alguns pratos prontos, como o Salmão e a Cavala que podem ser comprados gratinados ou recheados, casquinha de siri, bolinhos, camarão à milanesa, entre outros, sendo uma opção prática e rápida. Todos os peixes são congelados e já vendidos limpos.
De acordo com a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, ao comprar peixes congelados é preciso verificar se existe algum sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos, para garantir a compra de um produto de qualidade. “A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente”, afirma.