20/03/2013
Internet gratuita nas praias teve 20% mais usuários na temporada de verão
20/03/2013
Fonte:AEN-PR
Foto:Divulgação Copel
A oferta de sinal gratuito de internet da Copel Telecom na temporada de verão no Paraná atraiu 13,8 mil usuários entre os meses de dezembro e março, um crescimento de 20% em relação ao número de internautas cadastrados na primeira edição do programa, no ano anterior.
O sucesso da primeira edição do programa, em 2011, levou a Copel Telecom a torná-lo permanente, com a meta de ampliar progressivamente o número de localidades beneficiadas. Se naquele ano foram instaladas 21 antenas em quatro localidades, nesta edição foram 52 antenas em dez balneários, sendo dois deles na Costa Oeste, às margens do reservatório de Itaipu.
“Além de propiciar a veranistas de todas as classes sociais conforto, entretenimento e informação, este projeto é importante por fomentar o empreendedorismo nos pólos turísticos do Estado e o exercício da cidadania por meio do acesso a serviços públicos pela internet”, afirma o diretor de Geração e Transmissão de Energia e de Telecomunicações da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn.
Hotspots - Outra novidade em relação à primeira experiência do projeto foi a criação de hotspots – áreas cobertas pelo sinal sem fio – em locais de grande adensamento de pessoas fora da faixa costeira, como praças e avenidas centrais.
Interligadas por fibras ópticas, cada estação de rádio amplificadora permite obter acesso sem fio à internet em um raio de aproximadamente 200 metros por meio de equipamentos habilitados a operar em redes wi-fi. Bastava ao usuário preencher um cadastro informando dados básicos – como nome e CPF – para receber da Copel um login e uma senha para acessar a rede.
“A ampliação possibilitou grande acesso à internet durante as festas de virada de ano e carnaval, períodos com maior demanda tanto no número de novos cadastros quanto na navegação simultânea a partir de celulares, tablets e notebooks", explica Antônio Carlos Pereira de Melo, superintendente da Copel Telecom.
Experiência - Nesta temporada, o projeto alcançou moradores e frequentadores dos balneários de Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema, Shangrilá, Riviera, Pontal do Sul e Ilha do Mel – no Litoral – e das praias de Santa Helena e Itaipulândia, na Costa Oeste. Os locais com maior intensidade de uso da internet sem fio foram Shangrilá, Santa Terezinha e Ipanema.
Frente ao bom desempenho do projeto nas duas edições feitas, a Copel Telecom planeja ativar o serviço nos meses de baixa temporada, mas de modo restrito. “O sinal de internet sem fio seria ofertado gratuitamente nestes períodos aos clientes do serviço de internet ultrarrápida da Copel Telecom, o BEL Fibra, hoje disponível em Curitiba e Irati, e que será levado a outros 23 municípios paranaenses até 2014”, disse Melo.
“Será uma experiência para testar a viabilidade econômica do serviço nos meses de menor movimento, aproveitando a estrutura já montada nos balneários”, afirma.