13/03/2013
Marquinhos Santos quer manter o padrão tático do Coxa no returno
13/03/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/Site oficial do Coritiba
O técnico Marquinhos Santos vai usar o segundo turno do Campeonato Paranaense para melhorar o entrosamento do Coritiba e trabalhar as jogadas ofensivas. Para conseguir o objetivo, ele pretende realizar poucas mudanças na equipe alviverde, além de se concentrar em um mesmo esquema tático.
Contra o Operário-PR, o Coritiba voltou a usar a linha de quatro homens na defesa. No meio-campo, mais quatro atletas ficaram reunidos no formato de um losango, com Alex mais avançado. O capitão alviverde variou bastante de posição. Em alguns momentos, ele se adiantou e formou um ataque com três homens.
- Nós vamos manter o padrão para que possa ser desenvolvido o esquema de ataque e meio-campo. Na verdade era um 4-3-1-2 variando para um 4-3-3, com o Alex flutuando entre os atacantes e virando esse terceiro atacante quando o Robinho e Djair entravam com a posse de bola. A tendência é manter o padrão para o segundo turno do Paranaense e pensar em Copa do Brasil e Brasileiro também.
Só que na próxima rodada, quando o Coxa enfrenta o Paranavaí, algumas mudanças serão inevitáveis. O primeiro motivo será a ausência do atacante Deivid, com uma lesão na coxa esquerda. O atacante Julio César pode ser o responsável na busca pelo gol do Verdão. Outra novidade esperada é a entrada do meia Rafinha, que está recuperado. No caso, o jogador que daria lugar ao meia é Arthur.
O último grande teste que o técnico Marquinhos Santos admitiu que vai fazer é a entrada de Lincoln no meio-campo do Coritiba. O jogador vai ocupar a vaga que estava com Djair. Segundo o treinador, no planejamento alviverde, a segunda rodada do returno já estava programada como a última experiência no meio-campo e ataque.
- É o último estágio de preparação da parte tática. Nós estamos começando a encaixar sistemas e peças. Na parte de preparação da parte ofensiva está sendo feita. Eu falei que isso ia durar até a segunda rodada do returno, que nós faríamos esses ajustes. Tudo está sendo feito dentro do planejamento. A partir daí, nós já começamos a formatar a equipe considerada titular, com padrão e continuidade para a estreia na Copa do Brasil.
Coritiba e Paranavaí se enfrentam na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Estádio Waldomiro Wagner, interior do estado. A delegação coxa-branca viaja durante a tarde de terça-feira para a cidade de Maringá, onde permanece concentrada.