Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 01:38:49
Geral

Recordar é Viver 07/03/2013

Recordar é Viver 07/03/2013

07/03/2013

Em 16 de Dezembro de 1968, a delegação do Fanático F.C. chegou a Campo Largo por volta das 18 horas quando a cidade parou para receber os atletas na Praça Atílio de Almeida Barbosa (Matriz), que tinham conquistado pela primeira vez a disputa do maior torneio do estado e talvez do Brasil, a Taça Paraná.

O tricolor conseguiu o título da 5ª Taça Paraná de forma invicta e o último jogo aconteceu no estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias) no centro da cidade de Londrina diante do time local o São Paulo.

O time campo-larguense tinha como técnico o consagrado Manoel Pedro Vidal (Manéquinho de saudosa memória) e o grupo de atletas eram todos pratas da casa e o único que não pertencia ao Leão era o Dalton Seguro (Geada) do Internacional. No jogo final, o Fanático venceu por três a dois e, como já tinha vencido o São Paulo na baixada por cinco a um, foi o grande campeão. O estádio VGD contou com a presença grande dos torcedores do time local, mas mesmo assim o campo-larguense chegou à brilhante vitória.

Os gols do jogo foram marcados por Laurinho (2) e Dimas e o árbitro da partida foi Eraldo Palmerini. Durante a disputa da competição o Leão marcou 22 gols, sendo 11 do Laurinho, 10 do Dimas e um de Ojair Marcon (Prainha).

Em 1968 o prefeito de Campo Largo era Newton Luiz Puppi (de saudosa memória) e através do Departamento de Esportes com sua ordem foi disponibilizado um caminhão para a condução dos atletas e dirigentes fanaticanos desde o bairro Bom Jesus, até o centro da cidade com uma faixa com os seguintes dizeres “Coqueluche da cidade alegria Fanático campeão”.

Na foto estão Antonio Carlos Bressan, Lourival Augusto Bini (Guti), Lauro Antoniassi (Laurinho), Dimas Roberto Savio, Dalton Seguro (Geada), Felipe Mazul (de saudosa memória), Miltinho de Oliveira Costa (Farapo), Ari Moro (de saudosa memória), Djalma Perussolo, Antonio Lopes (Toninho) e ao fundo o rosto do Lauro Perussolo. A foto também mostra o caminhão Chevrolet 59, o ônibus que conduziu a delegação e ao lado o caminhão estacionado marca Chevrolet ano 1948.

Foi sem sombra de dúvidas a maior festa esportiva da cidade de Campo Largo. Muita saudade do torcedor fanaticano, dos tempos de Leão da baixada que ficou conhecido em todo o estado do Paraná e até a nível nacional, pois foi publicada na revista Placar de circulação nacional.

A foto que deu origem a esta matéria pertence ao álbum de recordações do desportista e grande colaborador desta coluna Ivair Rodrigues a quem nossa reportagem muito agradece pelo empréstimo.