02/03/2013
Festa da maçã em Porto Amazonas comemora ano de safra cheia
02/03/2013
Fonte:AEN-PR
Foto:Divulgação
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou na quinta-feira do lançamento da 30ª Festa da Maçã, no município de Porto Amazonas, o quarto maior produtor da fruta no Estado. O evento acontece em pleno período de colheita da fruta no Estado que este ano deve render em torno de 60 mil toneladas da fruta, considerada uma safra cheia.
O secretário disse que vai fortalecer a produção de maçã e outras frutas no Estado, pela potencialidade da fruticultura na geração de renda para os agricultores familiares e municípios. Ele se comprometeu em destinar um profissional técnico para o município assim que for concluído o concurso público do Instituto Emater, que será anunciado em breve. “Queremos ampliar o apoio técnico para que o município possa aumentar a produção de maçã e melhorar a economia com a produção”, afirmou.
Porto Amazonas se especializou na produção de maçã-gala, cuja colheita começa a se intensificar. O município é o quarto produtor estadual com área plantada de 230 hectares e produção prevista de 6,2 mil toneladas. Segundo acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a produção de maçã no Paraná envolve cerca de 200 fruticultores e é explorada por agricultores familiares e empresários rurais e agricultores familiares, proporcionando uma renda bruta de R$ 58,2 milhões conforme o Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2011.
PROGRAMAS - Ortigara disse que vai enquadrar o município nos programas de distribuição de calcário para aumentar a fertilização dos solos ocupados pelos pomares. Também assumiu o compromisso com a instalação de um sistema de abastecimento de água para uma comunidade carente, para que os agricultores tenham água para a lavoura, para a casa e para os animais.
Outra melhoria anunciada foi o seu empenho na formação de consórcio intermunicipal entre os municípios próximos a Porto Amazonas, para que possam ser contemplados com o envio de uma Patrulha do Campo que vai melhorar e readequar as estradas rurais, promovendo bem estar a população rural que precisa escoar a produção agrícola, se deslocar para escolas e para serviços de saúde.
Ortigara compareceu à 30ª festa da maçã acompanhado do diretor geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otamir Cesar Martins, do diretor presidente do Instituto Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, do diretor-presidente da Ceasa-PR, Luiz Gusi e do diretor da Ceasa, Eduardo Pimentel Slaviero, e do chefe do Núcleo da Secrteria em Ponta Grossa, Laertes Bianchesi.
Eles foram recepcionados pelo prefeito de Porto Amazonas, Ademir Schuhli, e do vice-prefeito Vicente Lourenço de Souza.