02/03/2013
Produto Interno Bruto do Paraná cresceu 0,9% em 2012, diz Ipardes
02/03/2013
Fonte:G1.com
Foto:Reprodução
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta sexta-feira (1º) que as estimativas da instituição revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 0,9%, em 2012. Essa taxa é a mesma observada para o conjunto do país. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, também nesta sexta-feira, que a economia brasileira fechou 2012 com um crescimento de 0,9%.
No último trimestre, a produção fabril paranaense retraiu 4,8% em 2012, contra 2,7% para a média do país e inverteu a rota ascendente exibida pelo indicador anual até junho, com crescimento de 8,8%, ante queda de 2,3% para o Brasil. Segundo o governo estadual, contribuíram para o desempenho as atividades veículos automotores (-16,2%), química (-10,1%), edição e impressão (-4,4%), minerais não metálicos (-3,4%), celulose e papel (-1,0%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-0,8%), borracha e plástico (-0,8%) e produtos de metal (-0,1%).
De acordo com o governo estadual, a estiagem do primeiro semestre e o desempenho da indústria contribuíram para o resultado paranaense. Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço, a retomada sustentada da curva ascendente do PIB no Paraná, em 2013, requer a melhoria dos parâmetros externos.“A base econômica estadual revela enorme potencial de retomada de taxas de expansão superiores a 4% ao ano, acima dos 3,2% projetados para o país pelo Banco Central”, projetou.
Ainda conforme o governo estadual, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê para o Paraná uma impulsão de 36% no valor da produção, com desconto da inflação, do setor agrícola. O governo informou que o Programa Paraná Competitivo, que já atraiu investimento de mais de R$ 20 bilhões ao estado, teve a atuação ampliada e que a assinatura da Lei da Inovação, pelo governador Beto Richa (PSDB) irá permitir investimentos para desenvolvimento tecnológico e formação de parcerias entre universidades e empresas.